Teste

Automatic Slideshow

Breaking News

EX-PRESIDENTE LULA COMPLETA 71 ANOS



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completa 71 anos nesta quinta-feira (27), em meio a um período contraditório de sua vida política. Ao mesmo tempo em que aparece como favorito em pesquisas de opinião para as eleições presidenciais de 2018, o petista é réu em três processos criminais da Operação Lava Jato.
A assessoria do ex-presidente afirma que não há previsão de eventos públicos em comemoração ao aniversário de Lula. Já o PT fala em mobilização permanente “em defesa” do presidente de honra do partido.
“A militância de esquerda, não apenas do PT, está se organizando de maneira espontânea em defesa de Lula e não apenas por causa do seu aniversário. A injustiça que se praticam contra Lula atinge o próprio estado de direito”, disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão.
Gestão bem avaliada
Cientistas políticos ouvidos pelo UOL atribuem o primeiro lugar do petista nas pesquisas ao chamado “efeito recall”, já que é o político brasileiro mais conhecido, e o fato de sua gestão ter sido bem avaliada pela população. Lula deixou a Presidência da República como na auge de sua popularidade: em 2010, 83% brasileiros avaliavam sua gestão como ótima ou boa, de acordo com o Datafolha.
Mas os especialistas fazem uma ressalva: “Lula continua bem posicionado, mas o apoio a ele caiu muito. As pesquisas também mostram uma rejeição muito alta”, afirma o cientista político Maurício Santoro, professor do Departamento de Relações Internacionais da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
“Um grupo de apoiadores segue votando nele ou porque acredita que é inocente ou porque o vê como culpado, mas considera que o sistema político todo tem problemas e defende que ele fez um bom governo”, acrescenta Santoro.
Para o doutor em Comunicação e Política Camilo Aggio, parte considerável dos entrevistados se lembra “dos anos de prosperidade econômica” alcançada durante a passagem de Lula pela Presidência [2003 e 2010]

Nenhum comentário