Teste

Breaking News

Mutirão já realizou mais de duas mil cirurgias pelo interior desde setembro

Desde o início das atividades, em setembro deste ano, 2.107 pacientes com idades entre 14 e 65 anos já foram operados pelo Mutirão de Cirurgias promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesab). Vinculada ao Programa Saúde sem Fronteiras, a iniciativa já beneficiou habitantes de cem municípios baianos das regiões de Ipiaú, Jaguaquara, Jequié, Valença, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista e Camaçari, em menos de dois meses. Procedimentos cirúrgicos de vesícula, hérnia (umbilical, inguinal e epigástrica), útero e mioma são ofertados à população com o objetivo de reduzir a fila de espera no Sistema Único de Saúde (SUS).

A expectativa é que, no período de um ano, 13 mil baianos sejam atendidos gratuitamente por mais de cinquenta cirurgiões do Mutirão. De acordo com a coordenadora do projeto, Paloma Protásio, os atendimentos vêm sendo realizados em ritmo crescente, com o objetivo de reduzir a fila de espera pelos procedimentos médicos. “Estamos com uma expectativa muito positiva. A lista é grande, mas a gente tem conseguido superar a expectativa, muito por conta da demanda espontânea. A gente está ultrapassando o que está na lista única, em relação aos dias de oferta do serviço em cada município. Quem está sendo direcionado para o mutirão está tendo o problema resolvido”, destacou Protásio. 

Contando com a realização de exames pré-operatórios e consultas com cirurgiões, a ação, inédita no país, já alcançou a marca de quatro mil atendimentos em dois meses de serviço. O Governo do Estado disponibiliza a equipe médica e toda a estrutura para os procedimentos, além do acompanhamento do paciente e o kit pós-operatório para a segurança do mesmo na alta hospitalar. 

Os atendimentos médicos estão sendo realizados nos hospitais estaduais e nas unidades complementares de cada região do estado. Os municípios de Valença, Camaçari, Vitória da Conquista e Itabuna já estão em fase de cirurgias. s próximas cidades a serem contempladas com o mutirão são Ruy Barbosa (nos dias 9, 10 e 11 de novembro) e Santo Antônio de Jesus (de 28 de novembro a 2 de dezembro).







Nenhum comentário