Teste

Automatic Slideshow

Breaking News

Projeto de Recuperação e Manejo de Nascentes é executado na localidade de Timbós em São Desidério


Para prevenir a escassez e garantir a sustentabilidade dos rios, córregos e matas ciliares do município, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), em parceria com o Programa PrevFogo do IBAMA e moradores das comunidades rurais, vem desenvolvendo o Projeto Municipal de Recuperação e Manejo de Nascentes nos corpos hídricos que beneficiam comunidades tradicionais e agricultores familiares em diversas regiões do município. O secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho junto com a equipe técnica esteve nesta terça-feira, 06 na comunidade de Timbós, onde está sendo executado o projeto na nascente que é afluente do Rio São Desidério.
Foto 2
Dentre as intervenções que contemplam o projeto, estão, o isolamento das nascentes com a construção de cercas para evitar o acesso humano e pisoteio de animais, plantio de mudas nativas do cerrado para o recobrimento da área de APPs, monitoramento e educação ambiental com os moradores e comunidade escolar. O projeto, este ano, já realizou o isolamento e plantio de mudas nativas nas nascentes existentes no povoado de Manoel Lopes e será estendido para outras localidades, a exemplo de Alegre, Cabeceira Grande, Samambaia, Riacho Grande, São Matias, Joaquinzinho, Capim Branco, Cabeceira da Mamona e Olhos d'Água do Emídio.
Foto 3
Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Alexandre Carvalho, a iniciativa de resgatar estas nascentes parte primeiramente dos moradores. “A questão ambiental é uma causa que vem sendo abraçada por muitos e estes moradores são os primeiros a detectarem o problema. A receptividade deles é ótima, poucos reagem negativamente, e graças a Deus esta parceria vem dando bons frutos, pois com este trabalho, quem ganha são eles. Estamos no processo de transição de governo, mas espero que os próximos gestores tenham esta preocupação com o meio ambiente e deem continuidade a este projeto, pois a escassez de água já é visível em alguns lugares e aqui estamos trabalhando para recuperá-las, a fim de beneficiar a população”, explanou.
Foto 4
Texto: Adinete Batista
Fotos: Rodney Martins








Nenhum comentário