Frente Parlamentar da Saúde debate a Depressão Sob a Ótica Científica e Religiosa




A Depressão Sob a Ótica Científica e Religiosa. Esse será o tema da Audiência Pública que a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, presidida pelo deputado Estadual José de Arimateia (PRB-BA), realizará nesta quarta-feira (dia 12), às 10 horas, no Plenarinho (térreo do Prédio Palácio Luís Eduardo Magalhães), situado no Parlamento Baiano. A doença, que atinge 11,5 milhões brasileiros e 300 milhões de pessoas no mundo, é atualmente a principal causa de incapacidade em âmbito mundial.
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), a depressão é um distúrbio cujos sintomas variam entre tristeza profunda, pessimismo, além da baixa autoestima, que surgem de forma constante. O problema é classificado como a quarta principal razão de incapacitação em esfera mundial. E não para por aí. A OMS prevê que, em 2030, o mal será mais presente na vida das pessoas do que o câncer e algumas doenças infecciosas.
Preocupado, o idealizador da Audiência decidiu seguir atrelado com a OMS e também dedicar o Dia Mundial da Saúde, celebrado na última sexta-feira (dia 7), ao tema da depressão, doença capaz de desencadear uma série de outros problemas de saúde no ser humano. “Tenho conhecimento que, somente em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio. Entre jovens de 15 a 29 anos, o mal foi a segunda maior causa de morte. A Audiência foi idealizada como forma de orientar a população baiana de que não se trata apenas de uma questão psíquica, mas também espiritual”, explicou.
O deputado Arimateia, que é Bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), ressaltou o trabalho desenvolvido pela IURD nos presídios do Brasil, especialmente com a pregação da Palavra de Deus, pois, segundo ele, a iniciativa tem diminuído muito a questão da depressão nas penitenciárias, local propício para a patologia. “Acredito que se todos exercitassem a leitura da Bíblia diariamente, encontrariam a libertação. Gostaria de ressaltar esse versículo para uma reflexão: ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará (João 8:32)’”, disse.
Para discutir o enfrentamento da epidemia da depressão, foram convidados representantes do Estado e Município, psiquiatras, terapeutas transpessoais, além de diversos representantes de denominações religiosas, entre eles Divaldo Franco.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem