COMEÇAM AS ATIVIDADES DA SEMANA DE COMBATE À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES



Na véspera do Dia Nacional de Mobilização e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realizou um encontro com diversos segmentos da sociedade para discutir o assunto, considerado de muita importância pela gestão do Prefeito Oziel Oliveira. Estiveram no evento, organizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, representantes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Tutelar e das Secretarias de Educação e Saúde do município, que formam a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
Durante a palestra, a Secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson, enumerou os tipos de violência mais comuns registrados nos órgãos de proteção. Segundo ela, a maioria dos casos é de abuso sexual, principalmente por parte de pessoas próximas; negligência e abandono de menor; agressão física e exploração de trabalho infantil. “Infelizmente esta é uma realidade nacional, mas a nossa secretaria, seguindo as determinações do Prefeito Oziel Oliveira, está aqui para reduzir as estatísticas”, disse a secretária.
O evento também desenvolveu oficinas, que mostraram na prática, o que as pessoas devem fazer ao perceber mudanças no comportamento de crianças e adolescentes. Conforme a psicóloga do CREAS, Alexsandra Bender, as atitudes incomuns podem ser vistas principalmente nas escolas e os educadores precisam estar preparados para diagnosticar os problemas. “Crianças que não se aproximam de determinadas pessoas, claramente fragilizadas e que apresentam retrocesso na sala de aula, podem estar sofrendo algum tipo de abuso”, disse a especialista. A psicóloga falou ainda sobre a importância das denúncias para o combate a esse tipo de crime. “Os órgãos de proteção precisam do apoio da comunidade para ganhar esta batalha”, exclamou.
As atividades da Semana Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Luís Eduardo Magalhães, continuam nesta quinta-feira (18) com a seguinte programação:
16 horas - Caminhada no centro da cidade com a finalidade de chamar a atenção da população para o problema.
18:h30 - Palestra no auditório do SENAR, no Sindicato dos Produtores Rurais, para reafirmar a importância da participação da sociedade na luta pela proteção das crianças e adolescentes.




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem