Sancionada Lei que declara Banda 26 de Maio como Patrimônio Cultural e Imaterial de Barreiras



Em solenidade com os integrantes da Banda 26 de Maio, o prefeito Zito Barbosa sancionou na sexta-feira, 12, a Lei 1.241/2017, de autoria do Poder Executivo que declara a Banda 26 de Maio como Patrimônio Cultural e Imaterial do município de Barreiras.  
Durante o ato, o prefeito citou as especulações negativas que circularam nas redes sociais quando assinou o decreto de suspensão das atividades. O gestor disse ainda, que os trâmites para regularização ocorreram com celeridade, para reforçar a importância dos músicos e a vontade do município em fomentar e valorizar as atividades da Banda 26 de Maio.
“Quando solicitamos a suspensão das atividades da Banda 26 de Maio, foi com intuito de regularizar, promover e valorizar a importância dessa manifestação cultural, musical e artística que atua há mais de 20 anos, e ainda não tinha nenhuma segurança e identidade com o município. Os músicos não possuíam regularidade quanto à origem dos recursos de bolsa de incentivo, uniformes para apresentação, e local apropriado para ensaio. Quer dizer, estava tudo fora de ordem, e precisávamos rever essa situação”, disse o prefeito.
Os músicos estiveram presentes e acompanharam a leitura da Lei, que proporcionará a Banda 26 de Maio uma nova regulamentação, segurança de vínculo, além de identidade de patrimônio cultural e imaterial. A partir de agora, os integrantes e a banda estarão vinculados á Escola de Música Antonino Sampaio e subordinada à Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.
 “Agradecemos a compreensão dos músicos, que poderão continuar levando a música aos espaços culturais e educacionais de Barreiras. Teremos uma banda municipal uniformizada, qualificada e valorizada, esse sempre foi nosso objetivo. E com essa nova estrutura, poderemos implantar incentivos nas escolas também, formando assim novos músicos e fortalecendo a cultura”, finalizou Zito.
A Coordenadora de Cultura, Emilia Moreno que participou diretamente do processo para a nova regulamentação da Banda, comemorou e elogiou a sensibilidade do prefeito, para com a cultura. Já a Secretária de Educação, Cátia Alencar, destacou que a música e a cultura têm um grande papel transformador na sociedade.         


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem