O poder destrutivo do Elogio



Você já ouviu alguma vez que por trás de alguns Elogios existe um abismo? Nunca ouviu? Então preste bastante atenção no que vamos mostrar a seguir!

Você com certeza já deve ter recebido milhares de elogios em sua vida. Você já deve ter sido elogiado por causa do seu trabalho, da sua aparência, por causa de uma habilidade e etc, e esses elogios tiveram um efeito maravilhoso para o seu ego, alimentando dentro de você um convencimento de que de fato, você era bom, capaz, ou até mesmo melhor do que muitas pessoas, mas nunca se despertou para um detalhe importantíssimo que o elogio te trouxe...

Assim como um elogio levanta teu ego, ele também pode te derrubar de uma maneira imperceptível. A queda provocada por um elogio é maior que a das críticas, pois o elogio conforma a pessoa de que ela está seguindo um caminho que nem sempre é o certo, fazendo muitos cometerem erros sucessivos.

Salomão no livro de Provérbios, faz o seguinte alerta sobre os elogios: "O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o que prova o homem são os elogios que recebe” (Provérbios 27:21)

Observe que assim como a Prata e o Ouro são provados, o homem também é. O elogio é a prova do homem, onde muitos são testados, provando seu caráter e arruinando a si mesmos, pois muitos preferem ser arruinados pelo elogio do que ser salvo pelas críticas.

O elogio camufla muita coisa, como também revela... O elogio revela a vaidade de um ser humano, assim como o domínio próprio que ele tem diante de um elogio, não deixando se envaidecer, revelando também o caráter de quem o elogia.

Pense nisso:
Não queremos "demonizar" o elogio, as vezes é uma maneira humilde de você reconhecer o talento e o esforço de alguém, mas gostaríamos que você aprendesse a filtrar tudo isso no seu ego!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem