Semana do Meio Ambiente é aberta em Barreiras com o lançamento de dois projetos ambientais


Aberta na manhã desta segunda-feira, 05, a Semana de Meio Ambiente de Barreias prevê uma série de ações educativas nas escolas, junto às comunidades nos bairros e em pontos de preservação, como a Prainha. Durante a cerimônia oficial, no Centro Cultural, foram apresentados os projetos Barreiras Cidade Verde e Sustentávelencabeçado pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo e, Coração Verde, que será conduzido pela Secretaria Municipal de Educação junto aos estudantes e entidades parcerias, como Associação de Produtores e Irrigantes da Bahia – Aiba, Associação Baianaa dos Produtores de Algodão - Abapa e Sindicato dos Produtores Rurais.
“A palavra de ordem é sustentabilidade”, declarou a secretária de educação, Cátia Alencar reforçando que o Projeto Coração Verde é uma proposta interdisciplinar baseada em atividades contínuas com foco na preservação dos recursos naturais e na mudança de atitudes junto aos estudantes municipais. Opinião reforçada pelo secretário de meio ambiente, Ailton José. “Buscamos incorporar em nossos estudantes posturas conservacionistas, por isso pensamos estes projetos voltados aos mais jovens, porque acreditamos que as novas gerações poderão fazer a diferença e internalizar posturas de preservação ambiental”.
A vice-prefeita Karlúcia Macêdo, representando o prefeito Zito Barbosa destacou que o ambiente escolar é o local adequado para se trabalhar a conscientização ambiental, mas também, que a união entre poder público, instituições de classe e população é imprescindível para a promoção de mudanças significativas. “Precisamos juntos, mostrar nossa força por uma cidade mais limpa e sustentável. Já iniciamos o trabalho nas cachoeiras, nos rios e no parque de exposições, que vem se tornando um ponto de encontro, com preservação dos recursos naturais lá existentes e um ambiente saudável”, destacou.
A missão dos educadores no processo de incorporar nos estudantes uma nova consciência ambiental foi destacada pelo presidente do Instituto São Francisco de Arte e Cultura – Isfac, Mário Sergio. Ele conclamou os professores e gestores escolares presentes para ajudarem nesta construção. “A missão dos educadores tem um resultado maior no exercício da educação, a soma das pequenas ações é que muda a realidade em que vivemos”.
As atividades da Semana de Meio Ambiente se estendem até sábado, 10, por meio de ações como a sala verde itinerante em escolas municipais, palestras educativas, parada sustentável nos bairros, intervenção ecológica na Prainha e o plantio de mudas de árvores em diversos pontos da cidade. Todas as atividades contam com as parcerias das secretarias municipais de Infraestrutura, Agricultura e Assistência Social.
Dircom/PMB – 05.06.2017



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem