Bahia abrirá mil vagas para concursos em 2018. Estado vai abrir vagas para Polícia Civil, PM e Sefaz



Se em 2017 os concursos federais foram suspensos como medida de ajuste fiscal, neste ano o cenário parece ser mais otimista. Isso porque, segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, os certames voltarão.


Quais? Em nota, o ministério informou que não divulga de forma antecipada para quais órgãos serão destinadas as vagas. Mas os concurseiros baianos não devem perder o ânimo, afinal em âmbito estadual e municipal já dá para se aquecer para as seleções: estão previstas mais de mil oportunidades.
De acordo com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), o governo estadual já autorizou alguns certames para este ano. Quem quer fazer carreira na Polícia Civil já pode comemorar: estão previstas mil vagas. Dessas, 880 são para investigador de polícia, 82  para delegado e 38 para escrivão.
A autorização do governador Rui Costa foi divulgada no Diário Oficial do Estado em novembro de 2017. O próximo passo é o recebimento e análise das propostas de empresas organizadoras.
Mais dois órgãos estaduais também devem realizar concurso este ano. A Secretaria da Fazenda (Sefaz) ainda está definindo o perfil da seleção e logo enviará ofícios às organizadoras solicitando propostas. Porém, já foi divulgado o número previsto de vagas.
No total, são 60 para o cargo de auditor fiscal. No mesmo estágio também está o concurso para oficiais da Polícia Militar (PMBA) e  do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). São 17 vagas, sendo que 11 serão destinadas a oficial médico e o restante a oficial dentista.
No que diz respeito ao município, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) também já está se organizando para abrir concursos este ano. De acordo com o órgão, a pretensão é que haja certames para as áreas de Educação e Defesa Civil. Porém, essa é apenas uma previsão, já que o órgão ainda fará uma avaliação sobre a situação financeira do município.
Por outro lado, a modalidade de Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) está confirmada tanto na Operação Chuva, da Codesal, quanto nos serviços voltados para o Carnaval.
Federal
Apesar de o Ministério do Planejamento, responsável por autorizar a realização de concursos para a administração pública federal, não ter divulgado quais concursos estão sob análise, a Polícia Rodoviária Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e os ministérios do Meio Ambiente e  do Trabalho confirmaram o envio do pedido de abertura de vagas.
O Ibama afirma que encaminhou a solicitação em maio do ano passado. Nela, a previsão é de 1.630 vagas para cargos de nível médio e superior: 750 para analista ambiental, 610 para técnico administrativo e 270 para analista administrativo. O último concurso do órgão para técnico e analista aconteceu em 2012; já para analista administrativo, foi em 2013.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem