Conheça Bom Jesus da Lapa, um cantinho especial na Bahia


Bom Jesus da Lapa é um daqueles cantinhos especiais do nosso país, cheio de belezas naturais e de muita espiritualidade. Localizada a 796 km de Salvador, a capital baiana, a cidade também é considerada uma capital: a Capital Baiana da Fé.
De acordo com o site Central da Lapa, a história da cidade nos leva ao final do século XVII, quando Francisco de Mendonça Mar andou pelo sertão baiano carregando uma imagem do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Soledade. Ao avistar um morro, foi até ele e fez de uma de suas inúmeras grutas, a sua moradia. Construiu junto ao santuário um asilo e um hospital e cuidava dos pobre e doentes nesses locais.
Assim começou a crescer um povoado, que assumiu o nome de Bom Jesus da Lapa.
O referido morro é  um penhasco de 90 m de altura, à beira do Rio São Francisco - sim, a cidade é banhada pelo Rio São Francisco, ou Velho Chico, como é chamado, o que a torna ainda mais charmosa.
O morro abriga o Santuário do Bom Jesus da Lapa,  que atrai milhões de visitantes do Brasil e do mundo, todos os anos. É um lugar de muita religiosidade, além de cenários de beleza ímpar, que durante o ano recebe muitas romarias e procissões.  O morro abriga várias grutas, onde são realizadas missas e onde os fiéis vão pedir e agradecer por graças alcançadas. É importante frisar que é um local que está aberto para receber qualquer pessoa, independente de sua crença religiosa. 

A cidade tem um comércio forte e uma noite  de intensa agitação.
Conta com vários pontos turísticos e muitas atividades para os visitantes - uma delas muito especial: assistir ao pôr do sol com um som ao fundo: a música de Gounod ou Schubert - dá até para imaginar a sensação de paz desse momento.






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem