Teste

Breaking News

No mês da mulher, primeira-dama de Formosa incentiva protagonismo feminino





A tarde foi de festa, mas também de reivindicação de direitos e incentivo ao protagonismo feminino no bairro Progresso em Formosa do Rio Preto, nesta quinta-feira (08/03) - Dia Internacional da Mulher. As mulheres dessa comunidade participaram do lançamento do projeto “Simplesmente de Mulher para Mulher” idealizado pela primeira-dama e secretária de Acompanhamento de Políticas Estratégicas, Programas e Projetos do município, Ronúbia Setúbal.
“Escolhemos o nome porque é o que melhor traduz a nossa iniciativa. O que propomos é um contato direto com as mulheres, falando para elas e principalmente ouvindo-as com igualdade”, explica.

Durante a conversa franca, foram apresentados para a primeira-dama os problemas enfrentados no bairro e os anseios das moradoras. “Nós mulheres queremos maior incentivo para produzir e vender nosso artesanato”, disse uma participante do encontro, ressaltando a importância do contato direto com a população para informar mais de perto e fortalecer o incentivo ao empreendedorismo da mulher.

Na avaliação de Ronúbia, a resposta da reunião comprova que a gestão está no caminho certo quando desenvolve ações voltadas para a garantia de direitos. “O que vimos foi que mulher quer ser protagonista da sua própria história, ser ouvida e colaborar para a construção de uma sociedade melhor”, reforça. Os principais pleitos foram relacionados à infraestrutura do bairro – cuja formação se deu de maneira desordenada, sem planejamento e em uma área inapropriada, limpeza de lotes baldios e auxílios assistenciais. A maioria das demandas levantadas receberão soluções imediatas, outras, em médio prazo.

“A gente se sente mais respeitada e valorizada ao receber a primeira-dama para nos ouvir. É uma parceria que já é sucesso, pois nos dá a oportunidade de mostrar nosso valor e potencial para fazer a diferença na vida de nossas famílias e da nossa comunidade”, opinou a moradora Nice. Como marca simbólica do projeto, é deixada no bairro uma Rosa do Deserto para as mulheres cuidarem em conjunto, simbolizando a força e beleza feminina, por se tratar de uma planta resistente e muito bonita, e o fomento à coletividade.

O projeto “Simplesmente de Mulher para Mulher” leva uma equipe formada por assistente social (Roneide Saraiva) e técnicas do Creas, enfermeira da unidade de saúde do bairro (Cláudia Bonfim), fisioterapeuta (Ayala Fernanda), chefe de gabinete do prefeito Termosires Neto (Maria das Dores), coordenadora do Ambulatório do Hospital (Hermozina Serpa) e professora (Vanilde Menezes) – todas mulheres. Também há o apoio de homens – servidores das Secretarias de Assistência Social e de Administração. Todos juntos contribuem para que o governo municipal aproxime-se das mulheres de cada região da cidade, especialmente das áreas periféricas, e dê a elas o devido destaque.







Nenhum comentário