Ação do Bem mostra os grandes investimentos do governo municipal na área Social


Quem esteve presente na praça Aldo de Grande e Escola Municipal Onero Costa da Rosa, pode sentir e ver de perto os investimentos feitos em programas e projetos sociais pelo Governo Municipal.

Um dia dedicado a muita prestação com a realização da Ação do Bem. Durante todo o dia foram realizados atendimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social, agricultura, indústria e comércio, esportes e cultura, em uma união de todas as secretarias do município. Um dos serviços mais procurados foi a emissão de RG. Desde as primeiras horas do evento centenas de pessoas foram em busca do documento e todas foram atendidas com agilidade e eficiência.

No pátio da escola, grupos de diversos segmentos realizavam atividades ao mesmo tempo. Entre eles, a turma da Capoterapia, incluindo os idosos assistidos pelo Programa Municipal de Atendimento a Terceira Idade, que utiliza a dança afro para estimular a atividade física entre pessoas de diversas idades. 

Dona Maria Soares tem 62 anos e ficou satisfeita em participar das atividades na Ação do Bem. "Dessa maneira nós podemos mostrar um pouco do que fazemos nas nossas aulas", comentou.

As salas de aulas se transformaram em consultórios médicos, onde os profissionais realizavam consultas e davam orientações. Dentistas também aproveitaram o evento para atender na unidade móvel e orientar sobre as formas corretas de escovação. Na Sala do Empreendedor montada pela Secretaria de Indústria e Comércio muitas pessoas foram em busca de informações sobre os procedimentos corretos para a formalização de uma empresa.

Na quadra de esportes totalmente reformada da Praça Aldo de Grande, um torneio de futsal reuniu times. Pedro Silva tem 12 anos e aprovou a iniciativa. "O torneio foi muito bem disputado e a quadra está excelente para a gente brincar", comemorou.

Muitas mulheres aproveitaram o dia para cuidar do visual, fazendo maquiagem, sobrancelhas e cortes de cabelo. Dona Vanilda Sena resolveu mudar o penteado. "Além de aumentar a autoestima, a gente fica mais bonita", vibrou a comerciária

O espaço kids reuniu meninos e meninas que se divertiram com os desenhos e com a pintura nos rostos. A dona de casa Maria Amélia Pereira trouxe o filho Lucas, de 3 anos, que ficou empolgado com a brincadeira. "Ele gosta muito de desenhar e hoje ele está fazendo muitos trabalhos aqui", explicou.

O aulão de zumba atraiu homens e mulheres de diversas idades que dançaram ritmos variados. Márcia Domingues participou pela primeira vez e agora pretende praticar regularmente. "É muito divertido e desestressante. Aqui nós conseguimos esquecer um pouco dos problemas do dia-a-dia", comemorou.

Durante todo o dia também houve atendimentos do Programa Borboleta, que presta assistência a mulheres vítimas de violência doméstica, Bolsa Família, vacinação, testes rápidos para o diagnóstico de doenças, apresentações de capoeira, artes marciais, música e balé, além de distribuição de mudas, exposição de piscicultura, sorteio de centenas de brindes e passeio ciclístico.

O prefeito Oziel Oliveira destacou a importância de proporcionar cada dia mais acesso das pessoas ao serviço público. " A comunidade responde à nossa ação e pelo tempo que se praticou a exclusão desse povo, precisamos priorizar ainda mais as ações de inclusão. A Rede do Bem que une uma série de programas de todas as secretarias, acontece diuturnamente em diversos locais do município, mas o chamamento do evento torna tudo mais viável e mais acessível. Estamos muito felizes com o resultado desse evento”. Frisou o prefeito.

Durante a Ação do Bem, Oziel Oliveira também assinou a Ordem de Serviço para ampliação e reforma da Escola Onero Costa que terá cinco novas salas de aulas. "A partir dessa obra teremos condições de atender um número muito maior de alunos. Sabemos da importância da educação para uma sociedade mais justa e é por isso que temos dado tanta atenção a essa área em Luís Eduardo Magalhães", encerrou.

O encerramento da Ação do Bem foi com a apresentação da cantora Katê, no Trio Elétrico Barretão. Foram três horas de apresentação com um repertório variado que foi do axé ao sertanejo. 

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Daniel Álvares, não houve registro de ocorrências e a festa transcorreu num cima de absoluta tranquilidade. “Aqui estavam famílias e pessoas de todas as idades, com o único objetivo de se divertir com a nossa programação. Não houve brigas, agressões e nenhum tipo de ocorrência que prejudicasse o evento e isso é muito positivo”, destacou o secretário.

BALANÇO

De acordo com a equipe de organização da Ação do Bem, o resultado superou todas as expectativas. Segundo dados da Secretaria de Saúde, foram 200 consultas médicas, 140 testes rápidos para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatite, 187 testes de glicemia para avaliar o nível de açúcar no sangue, além de 241 atendimentos odontológicos e 174 aplicações de vacinas antirrábicas em cães e gatos. Nas outras áreas o atendimento também foi elevado. 

O balcão de Justiça e Cidadania prestou apoio jurídico a 68 pessoas. Houve emissão de 50 carteirinhas de idosos, 51 atendimentos do Programa Bolsa Família, 168 homens e mulheres cortaram o cabelo, fizeram maquiagem e sobrancelha no salão de beleza, 150 pessoas deram entrada no RG e Carteira de Trabalho no Ponto Cidadão, e a equipe do CRAS realizou mais de 300 pinturas faciais com as crianças.


Ascom/Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães







Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem