DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM É COMEMORADO EM LUÍS EDUARDO MAGALHÃES




Um café da manhã realizado na sede da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Luís Eduardo Magalhães (Reciclalem), marcou as comemorações do Dia Internacional da Reciclagem no município. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e propõe uma reflexão sobre asquestões ambientais e consumismo. 

Durante o evento, a secretária municipal de Meio Ambiente e Economia Solidário, Izabel de Paula, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pela Associação. Ela explicou que atualmente três caminhões fazem a coleta de papelão, plástico, metais, vidro, garrafas pet, embalagens de óleo lubrificante para veículos, eletroeletrônicos, papel, pilhas e baterias. 

“Em média são recolhidas 15 toneladas mensais e todo o valor arrecadado é distribuído entre os catadores cadastrados”, explicou Izabel de Paula. 

Maria Nívea é uma das associadas e há dois anos atua no ramo. A catadora afirma que o dinheiro conquistado com a separação dos materiais ajuda no sustento da família. “Estou muito satisfeita. Com o dinheiro que tiro daqui eu pago algumas despesas da minha casa”, comemorou. 

De acordo com a presidente da Reciclalem, Clécia Soares dos Anjos, o local há pouco tempo passou por uma completa reestruturação e está garantindo melhores condições de trabalho e atendimento. Ela destaca ainda a importância do convênio com a Prefeitura, que garante um repasse mensal de R$ 30 mil para a instituição. 

“Esse dinheiro é que permite o desenvolvimento das nossas atividades e garante as melhorias que estamos implantando aqui. Sem esse apoio seria difícil manter as atividades”, explicou. 

O prefeito Oziel Oliveira também participou do café da manhã e demonstrou satisfação com os resultados obtidos pelos catadores de materiais recicláveis. Ele destacou que a atividade, além de beneficiar o meio ambiente, é um importante fator de inclusão social.

“Por meio do trab

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem