Festival Mimoso de Cinema encerra primeira edição com saldo positivo






Durante cinco dias, o 1º Festival Mimoso de Cinema, realizado em Luís Eduardo Magalhães, reuniu cineastas, atores, estudantes, produtores executivos e representantes da secretaria de Cultura da Bahia, responsável pelo incentivo às produções cinematográficas no estado. O evento foi considerado o segundo maior do Brasil em número de inscritos e reuniu 819 produções da Bahia e de outros estados. 

Além do público local, pessoas de outras regiões compareceram às diversas mostras e oficinas. Entre elas, cerca de 90 estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do campus de Santa Maria da Vitória, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), que fizeram uma avaliação positiva do evento. 

“Luís Eduardo Magalhães está de parabéns pela iniciativa que deve ser seguida por outras cidades importantes do estado. Com certeza ano que vem estaremos aqui de novo e não tenho dúvidas que o poder público municipal incentivará ainda mais as atividades”, comentou a estudante Bruna Maria. 

O Festival Mimoso de Cinema também cumpriu um papel social. Crianças da rede municipal de ensino assistiram a filmes no cinema local. Para muitas delas, uma oportunidade inédita de acesso a uma sala de projeção. 

Luciana Tavares, de 13 anos, ficou encantada com a exibição do filme. “Eu sabia que era bom, porém essa experiência e inesquecível para mim. Assim que tiver oportunidade quero repetir a dose”, vibrou. 

Após as apresentações que reuniram mais de 250 alunos que assistiram ao filme Jonas e o Circo sem Lona, todos participaram de uma reunião para avaliação e discussão do que foi mostrado na tela. 

Outro momento importante foi a Oficina de Produção Executiva, com foco na elaboração de projetos e captação de recursos que reuniu cineastas, diretores de fotografia, alunos do curso de cinema e profissionais da Secretaria de Educação de Luís Eduardo Magalhães, em que foram trocadas experiências enriquecedoras dessa nova linguagem, o cinema dentro das escolas. 

A diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Renata Dias, comemorou a realização do Festival Mimoso de Cinema. Para ela, iniciativas como essa se tornam referência e sempre terão o apoio por parte do governo do Estado.

“Nós já desenvolvemos projetos em mais da metade dos 417 municípios da Bahia e tenho certeza que a semente plantada aqui dará muitos frutos positivos”, avaliou. 

A cerimônia de premiação e encerramento foi realizada na noite deste domingo (6), na quadra de esportes do Centro de Artes e Esportes Unificados, no bairro Santa Cruz. Para o prefeito Oziel Oliveira, a primeira edição do Festival Mimoso foi um divisor de águas no apoio a cultura de Luís Eduardo Magalhães. 

O chefe do Executivo Municipal destacou ainda que Luís Eduardo Magalhães, que já é conhecida nacionalmente pelo potencial agrícola, também ganhará destaque em todo o Brasil, pelo incentivo às produções cinematográficas.

“Apoiamos a iniciativa porque temos certeza que o incentivo é fundamental para quem produz cultura. Não tenho dúvidas que esse é o marco inicial de um projeto que será o maior do Oeste da Bahia, um dos maiores do estado a até mesmo do Brasil. Para isso a prefeitura está à disposição para garantir o suporte necessário”, comentou.




Ascom/ Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem