O município de Formosa do Rio Preto já vacinou mais de 30% do público-alvo..



Terceira remessa de vacina contra gripe estará disponível na segunda-feira
A Secretaria Municipal de Saúde de Formosa do Rio Preto está aguardando a terceira remessa de vacina contra a gripe (vírus H1N1, H3N2 e influenza B). As 1.150 doses estarão disponíveis nos postos de saúde na próxima segunda-feira (07). A procura pela imunização tem sido grande nos primeiros dias da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza que iniciou no dia 23 de abril e segue até o dia 01 de junho. 
Conforme o coordenador de imunização do município, Ítalo Francisco, “foram destinadas para o município até o momento 1680 doses, em duas etapas, e nesta semana só recebemos 530 doses. Há unidade de saúde que vacinou em apenas um dia 120 pessoas. É normal que as pessoas dos grupos prioritários procurem se vacinar logo nos primeiros dias da campanha, no entanto, a liberação de doses pelo Núcleo Regional de Saúde - NRS (antiga Dires) é gradual e o município não define o percentual que vai receber semanalmente”.
A distribuição da vacina influenza é feita pelo Ministério da Saúde para as secretarias estaduais de saúde, que redistribuem para os municípios.  Em Formosa do Rio Preto, a meta é vacinar 5329 pessoas, ou seja, mais de 30% desse público já foi imunizado. “O Ministério da Saúde destina durante a campanha quantidade suficiente de vacina para imunizar todos os grupos prioritários. As pessoas podem ficar tranquilas, pois o trabalho é feito com base nos números e dados da população-alvo geridos pela Coordenação Nacional de Imunização”, garante Ítalo, enfatizando que a logística de distribuição fracionada da vacina já ocorria em anos anteriores.  
Grupos prioritários: Devem se vacinar pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; mulheres que tiveram filhos há no máximo 45 dias; trabalhadores de saúde da rede pública e privada; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem