Prefeito Oziel Oliveira lança Programa de Cuidado e Valorização de Idosos


Na manhã desta quinta-feira (24), o prefeito Oziel Oliveira lançou em Luís Eduardo Magalhães o programa Cuidando, Valorizando e Interagindo com a Pessoa Idosa. A iniciativa está sob a responsabilidade da equipe da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

O programa tem por finalidade a promoção e inclusão da pessoa idosa em atividades e ações desenvolvidas para o enfrentamento e combate a situações de violência e violação de direitos, fortalecimento da autoestima e autoconfiança, além de desenvolver ações de acolhimento, orientação, lazer e entretenimento com oficinas e diversas outras atividades. 

Cabe salientar que desde 2004, quando foi implantada a Política Nacional de Assistência Social, os idosos passaram a ser entendidos como pessoas com direitos assegurados, participantes da sociedade e usuários deste tipo de política pública. 

É neste sentido que a Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães desenvolve diversas ações contínuas de inclusão e integração da pessoa idosa, por meio de atividades recreativas, reabilitação, geração de renda, campanhas de acompanhamento médico e serviços socioassistenciais. 

Tais iniciativas acontecem por meio do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelo Programa Municipal de Atendimento à Terceira Idade (Promati), que iniciou suas atividades em junho de 2002, ainda na primeira gestão do prefeito Oziel Oliveira. 

O sucesso das ações feitas pelo Promati beneficiam hoje, em média, 300 pessoas acima de 60 anos, incluindo portadores de deficiências. A intenção é fazer esse número crescer, com a ampliação das unidades do programa. 

Essa é a política de valorização de pessoas que vem marcando as gestões do prefeito Oziel Oliveira, sempre atento às necessidades das crianças, dos adolescentes e do igualmente estimado público da melhor idade.

Presente ao lançamento, Oziel Oliveira antecipou que, em breve, outras quatro unidades do Promati serão implantadas em Luís Eduardo Magalhães. As ações funcionarão nos bairros Jardim das Acácias, Vista Alegre, Sol do Cerrado e Mimoso I. Para tanto, a equipe foi reforçada com mais duas psicólogas, dois educadores físicos e duas assistentes sociais.

Hoje o Promati acontece no bairro Santa Cruz. A iniciativa acontece em Luís Eduardo Magalhães graças a um convênio firmado pelo prefeito Oziel Oliveira junto ao ministério dos Direitos Humanos.

Durante a cerimônia de lançamento, os mais de 250 idosos presentes, além das autoridades, participaram ativamente de uma demonstração de Capoterapia, um tipo lúdico de capoeira, voltado para pessoas idosas, atividade que será ampliada nos programas desenvolvidos pelo município.

Também participaram do lançamento do Programa Cuidando, Valorizando e Interagindo com a Pessoa Idosa, encerrado com um café da manhã, a diretora de Promoção Social e Desenvolvimento Comunitário, Itamárcia Oliveira França – que representou a secretária de Trabalho e Assistência Social, Rose Sanderson -, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Arlene de Souza Lima, o vice-prefeito, Vanir Kolln, além do diretor de Gestão de Programas Governamentais, Fábio da Rocha.





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem