Prefeitura proíbe carroças e charretes no Centro de Bom Jesus da Lapa





A prefeitura de Bom Jesus da Lapa baixou um decreto que restringe o trânsito de carroceiros na cidade. A justificativa usada pelo município é “o aumento do número de veículos automotores, e de pedestres, somada ao desordenamento e o perigo de circulação dos veículos de tração animal, por carroças, charretes ou similares para fins de transporte de passageiros ou cargas, nas vias urbanas do centro do Município de Bom Jesus da Lapa no período da Romaria que acontece entre as datas de 13 de julho de 2018 à 10 de outubro de 2018”.  Segundo o decreto nº 066/2018  o objetivo é permitir um trânsito, em condições seguras e adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.
Os passeios com turistas estão assegurados, mas  ficará permitida a circulação do transporte animal apenas nas vias do perímetro urbano que liga o Caís à Coroa (Rio São Francisco). Quem desobedecer a medida pode sentir no bolsa, já que as carroças e os animais poderão ser retidos pelo município e, em caso de reincidência, o condutor poderá ser multado.
Em várias cidades, a medida tem se tornado comum por conta de fatores de segurança e em obediência a legislação, observando os aspectos de saúde pública e do trânsito.  É importante ressaltar que o condutor de veículo de tração animal também deve obedecer as normas e sinalizações previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Um motorista de taxi disse que , além da restrição de circulação dos carroceiros é necessário que a prefeitura melhore o cadastro desses carroceiros e dê cursos para o condutor dessas carroças ou charretes, para transporte de cargas e de passageiros. “Se o cara não souber nada de transito aí a coisa fica perigosa”.
O Decreto entrou em vigor no dia 10 de julho e ainda promete render boas discussões.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem