Rui assina documento contra avaliação que colocou Bahia entre piores ensinos do país



Rui Costa e outros cinco governadores de estados do Nordeste organizaram um abaixo-assinado para questionar o Ministério da Educação (MEC) e os critérios adotados para o cálculo da qualidade de ensino das redes públicas estaduais por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2017. 

No documento, os governantes afirmam “que o indicador divulgado não retrata a realidade”, principalmente por excluir do cálculo estudantes de Escolas de Educação Profissional. 

Na Bahia, o desempenho em matemática de alunos do ensino médio da rede estadual despencou nos últimos 12 anos. De acordo com a avaliação federal, as notas baianas caíram a níveis inferiores, em matemática e português, aos registrados em 2005, época que marcou o final do mandato de Paulo Souto (DEM) e início do período petista no governo do estado . 

Outro questionamento de Rui Costa e dos governadores do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí é que a portaria não menciona a utilização dos resultados dos estudantes das escolas com menos de 80% de participação”. Para eles, “tais fatos põem em risco a credibilidade de um sistema de avaliação”. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem