Após repercussão negativa, SBT cancela campanha com slogan da ditadura



O SBT passou a exibir nesta terça (6) uma série de vinhetas com mensagens nacionalistas e as cores da bandeira durante os intervalos comerciais de sua programação.
 
Na principal delas, o hino nacional é tocado enquanto é exibido um dos principais slogans da ditadura: "Brasil, ame-o ou deixe-o".
 
Com a repercussão negativa e uma onda de críticas na internet, essa mensagem específica foi tirada do ar na noite da própria terça. Mas pelo menos outras quatro foram mantidas na programação.
"Brasil, ame-o ou deixo-o" ficou marcada como parte da propaganda estatal do governo do general Emílio Garrastazu Médici, que governou o país de 1969 a 1974, na época do chamado Milagre Econômico e em um dos períodos mais repressivos do regime militar.
 
De acordo com a assessoria de imprensa do SBT, a escolha do slogan teria sido um equívoco da emissora. Eles não teriam notado que a frase remete a uma das épocas mais duras do regime.
 
A empresa de Silvio Santos afirma que não há qualquer conotação política nos vídeos. E nega que haja relação com a eleição de Jair Bolsonaro à Presidência.
 
O capitão reformado foi eleito nove dias atrás, no último dia 28 de outubro, apoiado em uma agenda conservadora. Com elogios aos militares e à ditadura, o presidente eleito afirmou ainda durante a campanha que o objetivo de seu governo é fazer "o Brasil semelhante àquele que tínhamos há 40, 50 anos atrás".
 
Segundo o SBT, a intenção da campanha foi exibir uma mensagem positiva, de unificação e de incentivo aos seus espectadores.
 
Pelo menos mais quatro vinhetas ainda estão em exibição. Em comum, todas seguem o mesmo formato.
Na imagem, surgem a bandeira do Brasil e pontos turísticos famosos do país, entre eles o Cristo Redentor, o Masp, a avenida Paulista, as cataratas do Iguaçu e igrejas tipicamente coloniais.
 
O que muda de uma para outra é a música e a frase exibida. Na chamada em que é tocado o hino à bandeira, o slogan é "Brasil, terra adorada". O hino da Independência exibe "Brasil, pátria amada". As Forças Armadas também foram lembradas. Um dos vídeos une o hino da Marinha com o slogan "Brasil de encantos mil".
 
A música "Pra Frente, Brasil", que ficou famosa na Copa de 1970, durante a ditadura, compõe outra das chamadas, com a frase homônima da canção. As vinhetas são exibidas desde o final da manhã de terça. As mudanças no conteúdo das chamadas e na identidade visual foram produzidas pela própria emissora.

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