Entenda o que vai acontecer na sua vida com as mudanças na saúde de Barreiras


A secretaria de saúde de Barreiras vai promover mudanças no atendimento ao público a partir do dia 1º de dezembro próximo sábado, no Centro de Saúde Emilly  e em janeiro no  Hospital Eurico Dutra. Esse público deverá se dirigir para a UPA – Santa Luzia ou para o Hospital do Oeste.

Entendendo o que vai mudar na saúde de Barreiras

 Hospital Eurico Dutra  

O que muda : Eurico Dutra que por muitos anos fez um atendimento de emergência para a população de Barreiras, a partir de janeiro de 2019 não mais atenderá a estes caos, que vão ser transferidos   para a UPA- Santa Luzia e para o Hospital do Oeste.
Segundo o Site Mais Oeste apurou, o Eurico Dutra continua com o seu papel de internamentos, operações e tratamentos pré-agendados pelo município de Barreiras. Nos casos em que a UPA necessitar de outros procedimentos que ela não possa atender , esses casos vão ser encaminhados para o Eurico Dutra.
Na prática: A pessoa que tiver sintomas de virose por exemplo,  a partir de janeiro deverá ir para o Hospital do Oeste ou ir para a UPA. O Eurico Dutra continuará ofertando atendimentos de internação e cirurgias além de continuar como referência em saúde mental, hanseníase e tuberculose e ganhará uma ala para a internação pediátrica.

Centro de saúde Emilly Raquel 

O que muda:  O centro de atendimento Emily Raquel que vinha sendo uma unidade especializada pediátrica e funciona até sexta-feira a  partir de sábado dia 1º, todo atendimento pediátrico de emergência, a noite e fins de semana passará para a UPA do Santa Luzia.
O Centro de Saúde Emilly Raquel, passará  à condição de Unidade Básica de Saúde – UBS e vai a atender várias outras especialidades, além da pediatria hoje ofertada. Com essa mudança, a nova UBS disponibilizará atendimento diurno, das 7h00 às 18h00.
Na prática : Barreiras não terá mais uma unidade especializada em pediatria, agora o Emily além de ter um atendimento pediátrico contará com os outros procedimentos e a noite e nos fins de semana  os pais que levavam seus filhos em casos de emergência para o Emily  deverão encaminhar  para a UPA ou HO.

A Prefeitura Justifica as mudanças 

Segundo o Site Mais Oeste apurou, a secretaria de saúde teria avaliado e verificado que a UPA do Santa Luzia estaria com uma demanda aquém do que está prevista, ficando em algumas ocasiões ociosa principalmente a noite,  diante disso  a UPA tem capacidade de atendimento, oferta de equipamentos, leitos, equipe médica e técnica adequada, disponibilizados pela UPA, para cumprir seu objetivo que é o pronto atendimento. O Site Mais Oeste ainda levantou que o quadro de funcionários da UPA será ampliado para atender a essa nova demanda.

Opinião  Mais Oeste

Essas mudanças que a prefeitura de Barreiras vai fazer provavelmente deve tirar uma certa comodidade das pessoas que depois da instalação da UPA tinham o Eurico Dutra como centros de emergência, dividindo os casos emergências da cidade. Agora a UPA passará a atender um número maior de pessoas, até mesmo aquelas que moram na região de Barreirinhas, mesmo tendo o HO para fazer este atendimento, a dúvida é se o HO que já bombardeado com uma demanda que vem várias cidades do Oeste, Piauí e Tocantins vai ter a capacidade de atender aos casos menos complexos mas nem por isso importantes. Vamos esperar para ver se essa decisão da Prefeitura vai ter um efeito benéfico para a população.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem