12 coisas que acontecem ao corpo quando se come ovos


O ovo é uma ótima fonte de proteína e se tornou um dos alimentos mais queridinhos das pessoas que buscam uma vida mais saudável. Além disso, o alto valor nutritivo e a versatilidade caíram no gosto da nova onda fitness. 
Mas, o que realmente esse alimento pode fazer pelo organismo das pessoas? Esse artigo vai elencar algumas coisas que acontecem com o corpo ao ingerir ovos

1 – Sensação de saciedade

Vários estudos comparam os efeitos que os alimentos ricos em proteínas. Ingerir esses nutrientes ajudam na sensação de saciedade. O ovo é um alimento rico e a cada 100 gramas encontramos 13 g de proteínas.

2 – Melhora do colesterol

Essa é uma preocupação de muitas pessoas. Existem evidencias cientificas que o ovo auxilia no equilíbrio dos níveis do colesterol HDL, o colesterol bom que temos no sangue.

3 – Proteção dos olhos

Existem dois tipos de oxidantes na gema do ovo, a luteína e a zeaxantina. Essas substâncias possuem um efeito ocular. Além disso, elas diminuem o risco de cataratas e de degeneração macular relacionada a idade.

4 – Qualidade de vida

O organismo consegue fabricar 11 tipos de aminoácidos essências. No entanto, o corpo necessita diariamente de 20. O ovo possuí esses nove aminoácidos que faltam.

5 – Fortalecimento do sistema imune

Com a ingestão de apenas um ovo conseguimos a ingestão de 22% dos níveis recomendados de selênio. Esse nutriente é extremamente importante para o sistema imunológico, além disso ajuda a regular os hormônios da tireoide.

6 – Diminuição do stress e a ansiedade

Caso sua alimentação falhe em alguns dos nove aminoácidos necessários ao funcionamento do corpo, a pessoa corre o risco de ter algum problema relacionado a uma perturbação mental. Um estudo apontou que consumir lisina, substancia presente no ovo ajuda a diminuir os níveis de stress e ansiedade.

7 – Reduz o risco de doenças coronarianas

O LDL contem moléculas que vão alojando a gordura nas paredes das veias e como consequência provoca arterosclerose. Já o HDL consegue ir removendo essas moléculas. Mesmo que o ovo aumente os níveis de LDL, este é conhecido por tornar as moléculas de LDL maiores e mais fáceis de eliminar, diminuindo o risco cardíaco.

8 – Energia

Um ovo contém 15% de vitamina B necessária para um adulto, sendo de grande importância para ação do metabolismo, convertendo a comida em energia.

9 – Protege o cérebro

O ovo tem uma substância chamada colina que é importante para as membranas celulares, sendo essência na sintetização de alguns neurotransmissores.

10 – Pele e cabelos mais saudáveis

As vitaminas do complexo B são importantes e auxiliam a ter peles, olhos, cabelos e unhas com mais saúde.

11 – Ossos e dentes com mais saúde

Esse rico alimento é um dos poucos que tem vitamina D, extremamente importante para os dentes e ossos, sendo importante para auxiliar no processo de absorção de cálcio.

12 – Auxilia na queima de gordura

Pelo fato de causar uma sensação de saciedade, o ovo tem sido associado a uma mais rápida perda de gordura.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem