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Os principais hábitos que aumentam a expectativa de vida


Atualmente a expectativa de vida dos brasileiros está em torno dos 76 anos de idade, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sendo que em 1960, a média era de apenas 54 anos.


Mas o que mudou de lá para cá? Muitas pessoas passaram a ter hábitos que contribuíram para esse crescimento e é o que você vai conferir abaixo!
Atividades físicas


Grande parte da população está preocupada com a saúde e o bem-estar, por isso, o número de pessoas que fazem algum tipo de atividade física é cada vez maior, dentre as principais: musculação, caminhada, ginástica, natação, dança, jogos coletivos, pilates e crossfit.


O tempo indicado para essa prática é de pelo menos 30 minutos por dia, sem contar que deixa o corpo mais bonito, ajuda na perda de gordura corporal e melhora o sistema cardiovascular. Fuja do sedentarismo.


Alimentação saudável


Alinhado com o item anterior, ter uma alimentação saudável também ajuda na longevidade, pois uma dieta equilibrada traz mais energia, saúde e bem-estar.


Dessa forma, procure ingerir frutas, legumes e verduras, pois são ótimas fontes de vitaminas, fibras e minerais. Além disso, consuma carboidratos complexos, como pães, cereais e massas integrais, e não se esqueça das carnes magras, ovos e leite e derivados.


Tente evitar ou consumir em excesso: processados, doces e frituras, fast foods, bebidas alcoólicas e refrigerantes.
Vida sexual ativa


Você sabia que fazer sexo duas vezes por semana pode reduzir em 50% o risco de morte prematura? Por isso, ter uma vida sexual ativa é mais um hábito que ajuda a aumentar a expectativa de vida. Ainda mais que hoje em dia devido às tecnologias, há diversos aplicativos e sites que oferecem desconto em motéis para você aproveitar.
Espírito jovem


Além dos pontos já citados, é importante ter um espírito jovem, isso porque um dos “segredos” da longevidade é ter prazer pela vida e uma mente trabalhada. Para isso, é interessante ler livros, fazer palavras cruzadas e incluir jogos de cartas e tabuleiro no dia a dia, o que também ajuda a reduzir riscos de demência em pessoas mais idosas.
Sono de qualidade


Quem não gosta de dormir depois daquele dia cansativo? Dormir é essencial para para se recuperar de atividades realizadas ao longo do dia.


É comum ouvir falar que o certo é dormir oito horas por dia, mas na verdade isso depende do organismo de cada um, ou seja, uma pessoa pode repor as energias em sete horas e outra em dez. Por isso, é importante você entender em quanto tempo ficará recuperado e descansado.


Assim, provavelmente você vai estar mais disposto e produtivo para mais um dia de vida.






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