Barragem da Mirabela na Bahia tem alto potencial de dano


A barragem de rejeitos da Mirabela Mineração, situada no município de Itagibá, está entre as quatro barragens localizadas na Bahia, com alto potencial de rompimento. A informação foi confirmada pelo gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM), na Bahia, Cláudio da Cruz Lima. Segundo ele, existem hoje no estado 14 barragens de rejeitos. “Enquanto Minas Gerais tem mais de 400 barragens no Plano Nacional de Segurança de Barragens, a Bahia possui apenas 14. Isso nos permite monitorar as barragens, no mínimo, uma vez por ano. Algumas são monitoradas até duas vezes por ano”, afirma.  
O gerente disse ainda onde estão localizadas as barragens com maiores preocupações. As barragens com grande potencial de dano estão localizadas em Santa Luz, Itagibá e Jacobina sendo duas barragens nesta última cidade. Essas barragens estão sendo monitoradas e as empresas estão cumprindo os condicionantes impostos pela ANM, conforme Claudio expressou em entrevista ao G1.
Uma reunião está agendada para definirem como vão intensificar o monitoramento das barragens na Bahia. Após o tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho, que deixou dezenas de mortos e mais de 400 desaparecidos, a preocupação com o rompimento da barragem de rejeitos da Mirabela, foi o principal assunto nas redes sociais e programas de rádio e TV, neste sábado. 
FONTE: VERDINHO ITABUNA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem