Buscando investir cada vez mais na qualificação de seus servidores, SAAE


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto(SAAE) de Bom Jesus da Lapa, buscando melhorar ainda mais a prestação de serviço no município, continua investido na capacitação dos seus servidores. Nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro, o diretor da autarquia Gerson Nunes e os servidores: Joselito, Luciano Costa e Márcio Antonio participaram de um  curso promovido pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (ASSEMAE), na cidade de Valença-Ba,  voltado pra área de operação e tratamento de água.
o evento foi realizado no  auditório do Campus XV da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), e contou com o apoio da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, SAAE de Valença e do Campus XV.  E logo na abertura, a presidente da ASSEMAE, da Região Nordeste I, Rosemary Paixão,  falou sobre a necessidade de investimento na mão de obra, na capacitação e principalmente na valorização dos profissionais. “Este não é somente um curso, aqui é a prova de que nossa instituição, coadunada aos demais serviços de abastecimento de todo o Brasil, tem compromissos com o servidor. Servidor capacitado é servidor valorizado”, explanou.
Antes da água chegar a casa dos usuários, ela passa  por diversos processos de purificação, desinfecção e outros, e por isso é preciso está antenados com as novidades na área de tratamento, lembram os especialistas.
Dr. Osman Lyra,  bioquímico e especialista na área de tratamento de água foi o responsável pela ministração do curso, e destacou a relevância do trabalho para operação das estações, destacando  a importância do Plano Nacional de Capacitação desenvolvido pela ASSEMAE.
Participou também da mesa de abertura o professor ativista das questões ambientais,  Paulo Oliveira,  doutor em desenvolvimento regional e urbano,  pesquisador e colaborador com questões relacionadas ao meio ambiente. Paulo frisou a importância do trabalho das empresas de saneamento no Brasil, e alertou da necessidade do  cuidado que todos precisam  ter com os recursos hídrico, que é um  bem que não é infinito.
Além das aulas teóricas, também foram ministradas aulas práticas em laboratório, na ETA- Estação de Tratamento de Água e visita na Captação do município de Valença,  que fica junto ao Rio Piau.
De acordo o Diretor  Gerson Nunes, esse aperfeiçoamento dos servidores da autarquia, durante três dias em Valência,   faz parte de todo um planejamento, na busca de melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados a população de Bom Jesus da Lapa.
Já Joselito, que é Técnico na área química e chefe da estação de tratamento de água de Bom Jesus da Lapa,  disse que a participação no curso,  além de atualizar o conhecimento e revelar outras alternativas de tratamento,  mostra que o SAAE do município esta no caminho certo.
Além de Bom Jesus da Lapa, diversos funcionários de várias  outras  Autarquias municipais da Bahia e de outros estados estiveram presentes no encontro.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem