Macaco guariba sobe em telhado de residência e chama atenção de moradores

Com poucas opções de cardápio, baseado em frutos e folhas, os macacos  bugios (também conhecidos por guaribas ou barbados) que habitam o morro do Bom Jesus, na cidade de Bom Jesus da Lapa,  estão começando a se aventurem  na dieta humana, e descendo até os telhados das casas próximas as rochas para procurar alimento.
Na tarde deste  sábado(16),  mais uma vez, a cena voltou a  chamar a atenção de populare que moram próximos ao morro, que filmaram um dos animais descendo  para o  telhado de uma residência para pegar comida.
De acordo o Secretário Municipal de Meio Ambienta, Lúcio Flávio, os macacos bugios estão descendo para o  telhados das residências,  próximas ao morro,  para procurar alimento, e preocupado com a situação,  a secretaria vai reunir com uma equipe para buscar uma  possível solução.
Veja o vídeo:
Curiosidades sobre a espécie
Comum no morro do Bom Jesus, o bugio está entre os maiores primatas neotropicais, com comprimento de 30 a 75 centímetros. Sua pelagem varia de tons ruivos, ruivo acastanhados, castanho e castanho escuro. No caso da subespécie Alouatta guariba clamitans, os machos são vermelho-alaranjados e as fêmeas e jovens são castanho escuros. Ele é famoso por seu grito, que pode ser ouvido em toda a mata, e pela presença de pêlos mais compridos nos lados da face formando uma espécie de barba. Se alimenta de folhas, frutas, flores e outras partes das plantas. A gestação da espécie dura seis meses e nasce apenas um filhote por vez.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem