Prefeito Zito Barbosa reinaugura Ginásio de Esportes



 Quem viveu em Barreiras nas últimas três décadas, conhece de perto a história do Ginásio Baltazarino Araújo Andrade, que há dez anos mantinha-se fechado por problemas estruturais. No fim da tarde desta sexta-feira, 22, o prefeito Zito Barbosa ao lado da vice Karlúcia Macêdo, reinaugurou o espaço, que é um dos mais importantes símbolos do esporte na cidade, completamente requalificado e pronto para atender competições de basquete, handebol, vôlei e futsal.
Durante a celebração, o prefeito de Barreiras homenageou o ex-prefeito Baltazarino Araújo Andrade com a instalação de um painel comemorativo e releitura do discurso de transmissão de cargo, feito no fim da década de 80, pelo ex-gestor ao então novo prefeito, Paulo Braga. Familiares de Baltazarino, vereadores, secretários de governo, desportistas, educadores e comunidade prestigiaram a reinauguração.  
“É um momento de muita emoção para gente, estamos muito felizes, gostaria de agradecer em nome da minha família. Há 30 anos, Baltazarino inaugurava esse ginásio junto com Paulo Braga e hoje ele está reformado, requalificado, uma maravilha”, disse Baltazarino Araújo Andrade Júnior.
A solenidade foi prestigiada pelo presidente da Câmara de Barreiras, Eurico Queiroz, vereadores Alcione, Cesar da Vila, Carlão, Drª. Graça Melo, Sobrinho, vice-presidente João Felipe, Hipólito, Otoniel e Silma Alves, o diretor do Campus IX da UNEB, Joaquim Neto, a diretora do IFBA, Dicíola Figueiredo Baqueiro, o coordenador do Colegiado Territorial da Bacia do Rio Grande, Paulo Affonso Baqueiro, o Subcomandante do CPRO, Ten Cel PM Camilo Uzêda, o Comandante da 84ª CIPM, Cap PM Gama, Aspirante Dilson, representando o 4º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), os pro-reitores da UFOB, Paulo Baqueiro e Poty Lucena, a presidente da AMOBRE, Rosane Reis e por centenas de pessoas e famílias de Barreiras.
A secretária municipal de educação, cultura, esporte e lazer destacou que o prédio recebeu pintura, quadra, piso e banheiros novos, além de um telhado completamente reconstruído.  “Hoje, a reinauguração desse símbolo máximo do esporte na nossa cidade, nos enche de orgulho. Esperamos que a comunidade faça bom proveito desse equipamento público, que é também um instrumento importante para a prática da cidadania”, disse Cátia Alencar.
Fernando Machado, diretor de esportes do município, enfatizou o empenho da atual administração para superar os mais de 130 anos de descaso com a edificação de equipamentos de esportes no município. “Já cheguei a defender a demolição desse templo do esporte barreirense, tamanha era minha indignação com os longos anos em que ele ficou fechado. Mas o prefeito Zito demonstrou que era perfeitamente possível fazer sua requalificação, e avançar grandemente na edificação de outros equipamentos esportivos”, disse o diretor.
Após a solenidade o Ginásio totalmente requalificado já recepcionou o primeiro Torneio de Futsal Infantil na noite de sexta-feira, com o pontapé inicial dado pelo prefeito de Barreiras. “Eu tive a oportunidade e o privilégio de conhecer esse grande homem, que foi Baltazarino, e me espelho nas suas grandes ações e qualidades. Hoje, a melhor forma de demonstrar esse carinho, é devolvendo à cidade essa grande obra que retrata a visão futurista que ele tinha, porque 30 anos depois de sua construção ele ainda atende bem às necessidades de Barreiras”, destacou Zito Barbosa.  



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem