Secretaria de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães é referência para o oeste da Bahia


Secretários de agricultura de vários municípios da região têm visitado Luís Eduardo Magalhães para conhecer como foi desenvolvido e instaurar o Selo de Inspeção Municipal (S.I.M.). O serviço público de inspeção é responsável pela realização da prévia fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal e vegetal.

Nesta semana, nos dias 10 e 11, o secretário de Agricultura de Bom Jesus da Lapa, Marcos Haiala e a coordenadora de Vigilância Sanitária, Luciana Neves, fizeram uma visita ao secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Franco Bosa, e conheceram os passos para implantação do S.I.M. no município.

“Há pouco mais de sessenta dias foi inaugurado um frigorífico em nosso município e começamos ver a necessidade de buscar o S.I.M., pesquisando detectamos que o município de Luís Eduardo que está a frente no uso do selo e viemos conhecer para implantar em nossa cidade”, afirmou Haiala.

Para o secretário Franco Bosa, os processos devem ser seguidos com precisão, pois garantem a saúde da população. O S.I.M. foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade da produção de alimentos. Este serviço visa promover a saúde pública e a segurança alimentar, e inclui o abate de animais e seus produtos; o pescado e seus derivados; o leite e seus derivados; ovos e seus derivados; mel e cera de abelhas e seus derivados. 

Com a criação do Selo de Inspeção houve a profissionalização e abertura de abatedouros de aves, suínos, ovinos, peixes; produção de mel, queijos e embutidos, além da produção de bebidas lácteas.

“No passado não tão remoto, aqui em Luís Eduardo era possível ver nos açougues esquartejamento de animais no balcão, e o risco de contaminação era enorme. Hoje, todo o consumo que temos de produtos de origem animal e vegetal segue um padrão de qualidade, proporcionando saúde à população”, assegura o secretário.










Assessoria de Comunicação (ASCOM)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem