Câmara Municipal aprova a proibição de canudos de plástico




A Câmara de Bom Jesus da Lapa aprovou, em segunda votação, por unanimidade  na manhã desta terça-feira(28), o Projeto de Lei nº 1.381/2019  que proíbe a fabricação, comercialização  e o uso  de canudos de plástico em todo território do município de Bom Jesus da Lapa.
Justificando a proposta, o vereador afirmou que estima se que 500 milhões de canudos são jogados no meio ambiente todos os dias, pegando como parâmetro só os Estados Unidos. E que um produto que tem em média apenas 4 minutos de vida útil, tem uma estimativa de mais de 200 anos para se decompor. O que tem causado grandes danos ao meio ambiente, em especial aos  animais marinhos.
017c408d-1680-469a-b15e-b24102b19270Thessing destaca, que Bom Jesus da Lapa tem mais de 70 mil habitantes, no entanto por ser um local  flutuante em função das romarias, supera  as principais cidades da Bahia. “Recebemos aqui milhões de pessoas, que fazem o consumo de água mineral, refrigerante pet,  canudos e tudo mais. E tudo isso é jogado na “Mãe Natureza”. Precisamos fazer a nossa parte”, finalizou.
6fcb98b0-28a0-4882-997e-5b58d7d2c7a6
Alunos do Colégio São Vicente participaram da sessão para acompanhar a votação do projeto.
Pelo texto, os canudos plásticos deverão se substituídos  por produtos biodegradáveis ou que não seja de uso único, e para isso poderão ser feitas parcerias com instituições governamentais e não governamentais que já aplicam políticas de introdução de produtos biodegradáveis que não venham a prejudicar o meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) do município ficará responsável pela  fiscalização e execução  da lei,  e fará  a realização de  discussões com universidades, escolas, sociedade civil organizada e com o comercio local.
Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe.Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem