Bolsonaro participa hoje de reunião de cúpula do Mercosul na Argentina


O presidente Jair Bolsonaro (PSL) viaja, nesta quarta-feira (17), para Santa Fé, na Argentina, para participar da 54ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul. Essa será a primeira vez que o presidente participará do encontro.
No encontro, o Brasil assumirá o comando rotativo do grupo pelos próximos seis meses.
O bloco, criado em 1991, é formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A Venezuela foi suspensa em 2016 por tempo indeterminado, por descumprimento de acordos. O atual presidente do Mercosul é Maurício Macri, da Argentina.
A intenção do governo brasileiro é manter as prioridades estabelecidas na gestão argentina, como a abertura de mercados (com assinatura de acordos comerciais) e a revisão de tarifas externas comuns.
Isenção de ‘roaming’
A expectativa é que alguns anúncios sejam feitos durante a cúpula. É esperado, por exemplo, o acordo que prevê fim da cobrança de “roaming” internacional em serviços de telecomunicação entre os países do Mercosul.
O “roaming” internacional é uma cobrança específica que ocorre quando uma pessoa utiliza serviços móveis, como dados ou telefonia, fora da área de cobertura da operadora, o que geralmente fica restrito às fronteiras nacionais.
Atualmente, quando um brasileiro faz uma ligação a partir da Argentina, por exemplo, tem custos adicionais de roaming, a não ser que tenha pacote específico oferecido pela operadora.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Congresso Nacional ainda terá de aprovar o acordo.
Outro tema que poderá avançar na reunião é um acordo de integração migratória. Segundo integrantes do Ministério das Relações Exteriores, a ideia é compartilhar informações de segurança dos migrantes, como antecedentes criminais

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem