Correntina se destaca como modelo de Agricultura Familiar na Bahia


Em apenas dois anos de atividades, a Feira da Agricultura Familiar de Correntina, cidade situada na região Oeste da Bahia, ampliou a variedade de produtos e a quantidade de agricultores cadastrados. A Feirinha, como todos chamam carinhosamente, conta com 330 feirantes e um faturamento mensal de cerca de R$ 400 mil. Os dados são da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que contabiliza uma movimentação financeira de mais de R$ 100 mil toda quarta, dia da realização da feira na praça do Mercado Velho, no centro da cidade.

Para comemorar a data, a Prefeitura realizou a segunda edição da Festa da Agricultura Familiar, comemorando os 2 anos da Feira dos pequenos produtores rurais. O evento, realizado nesta quarta-feira (24), contou com uma programação ampla, contemplando palestras, exposição de animais, estandes com máquinas agrícolas e de artistas locais, distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, apresentação da Quadrilha Gonzagão e do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC). A animação da festa ficou por conta de Di Paullo e Paulino, que fez a multidão cantar e dançar os sucessos da dupla.

Participaram das comemorações, o secretário estadual do Meio Ambiente, João Carlos Oliveira, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, lideranças políticas locais, o deputado estadual Fabrício Falcão e o deputado federal Daniel Almeida.

O prefeito Nilson José Rodrigues (Maguila) tem dedicado o mandato para desenvolver projetos de valorização do homem do campo, com a geração de emprego e renda nas comunidades rurais. “A Feira é apenas uma parte dos investimentos que estamos promovendo para melhorar a vida dos nossos produtores rurais. A feira tem produtos de qualidade que estão transformado a vida dessas pessoas e levando mais saúde para a mesa das famílias correntinenses”, afirmou o prefeito.

O secretário estadual João Carlos Oliveira afirmou que Correntina desponta com cidade modelo para o Estado da Bahia na Agricultura Familiar. “Saio daqui e vou dizer ao governador que é em Correntina que está a grande transformação, onde o povo dá o exemplo que precisa ser seguido por todos os municípios da Bahia”, frisou o secretário que chegou cedo e acompanhou o prefeito Maguila na feira, conversou com os feirantes, e ficou surpreso com a diversidade da produção e a expressão da Agricultura Familiar em Correntina.

Com mais dois grandes investimentos no município que vão ampliar a produção rural, o diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, anunciou a construção de uma Unidade de Beneficiamento de Leite na região de São Manoel e a implantação de Unidades de Produção Agroecológica em Correntina. “Nós estamos aqui para trazer mais investimentos. Vamos ampliar o Programa Mais Leite para incluir mais produtores e garantir a produção de queijos, manteiga, iogurte no município, trazer uma unidade de beneficiamento de ovos, melhorar a infraestrutura do abatedouro de frangos e ajudar o prefeito Maguila no aumento da produção da agricultura familiar”, destacou o diretor-presidente.


Novos investimentos
O prefeito assinou novas ordens de serviços e autorizou a realização de licitações de mais obras no município. Ao todo, já existem 20 grandes obras em andamento e as novas autorizações transformam Correntina numa cidade em pleno desenvolvimento, com obras importantes na cidade e na zona rural.
Segunda etapa de ampliação e revitalização da Orla
Pavimentação de ruas complementares do Bairro Itamarana e São Lázaro
Construção da nova escola da comunidade de Arrojelândia
Construção da nova escola da comunidade de Aparecida do Oestes
Construção da escola-creche em Bom Sucesso
Construção do Ginásio de Esportes do Caruaru
Construção da nova escola do Setor Dourado
Construção da nova escola do Bairro São José
Aquisição de uma camionete para a Guarda Civil Municipal
Compra do segundo carro para o Conselho Tutelar
Instalação de noves academias ao ar livre na cidade
Terceira etapa da construção da Unidade de Beneficiamento de Cana-de-açúcar em Jatobá
Cadastramento de mais produtores no Programa Mais Leite
Ampliação do Programa Quintal Produtivo para criação de frangos e produção de ovos.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Correntina

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem