Em defesa da BA-160, quilombolas articulam manifestação durante romaria


A romaria de Bom Jesus da Lapa está entre um dos maiores eventos religiosos do país. É nesse tempo que as comunidades quilombolas estão articulando mais uma manifestação exigindo do governo a recuperação da BA 160. Reunidos,nesta quarta(24), lideranças das comunidades quilombolas de Bom Jesus da Lapa e de outras cidades pertencentes ao território Velho Chico, traçaram estratégias e organizaram o ato que segundo um dos participantes “será uma manifestação de repercussão nacional já que as mídias se fazem presentes aqui neste tempo”, destacam.
A indignação do povo além de ser pelo descaso e situação desumana da BA 160 é também pelas diversas promessas realizadas pelo governador Rui Costa sem cumprimento. “Cada dia a situação fica pior e são famílias que estão sendo privadas de deslocamento e outros direitos básicos. Inúmeras mortes causadas por acidentes”, lamenta.
“O povo quilombola que já vem sofrendo com as ações do governo nacional começa a pensar que também o governo Estadual está no processo de exclusão das minorias. Vemos noticiando recuperação de tantas estradas. Aqui nada!”, cobra.
De acordo as representações, a  manifestação acontecerá com ou sem a vinda de Rui Costa na cidade no dia da festa do Bom Jesus. As lideranças estão aguardando uma conversa com o governador para tratar desse assunto de forma “honesta, sem mentiras”: “se mentira fosse asfalto já teríamos a melhor estrada. O Governador já prometeu muito nessa nossa terra”, diz uma moradora da região.
De fato a realidade é urgente e o povo só tem encontrado essa forma de ser escutado. Possivelmente será um ato que ficará na história de Bom Jesus da Lapa pela quantidade de pessoas presentes que serão conscientizadas através de panfletos sobre o que acontece com esse povo que vive às margens de uma BA esquecida. “É preciso mostrar que o preconceito ainda existe de forma velada. O sistema exclui de seus projetos o que não dá visibilidade e lucro. O governo não é para o povo, mas uma inversão de utilizar do povo para palanque do governo. No dia que o governador assumir a BA-160 como prioridade ela será reformada. Quando de fato não só prometer, mas também acompanhar e não apenas deixar nas mãos de secretarias repletas de interesses políticos e com vontade própria”, afirma outra representação.
“A luta do povo  continua. A esperança de serem vistos como cidadãos para além do dia eleitoral é desejo forte no coração desse povo”.
A BA 160, rodovia estadual, trecho de Bom Jesus da Lapa à cidade de Malhada está praticamente intrafegável. Essa informação não é novidade. O que tem-se de novo foi a licitação para a  recuperação da pista com cascalho, pelo Governo da Bahia, de um  trecho  de 65,5 km(relembre aqui). Resultado que veio depois de vários protestos e solicitações da população, lideranças e autoridades locais. No entanto, o governo só autorizou a recuperação de 16,40 km, deixando a população ainda mais revoltada(relembre aqui).


Siga nossa página no Facebook e mantenha-se atualizado diariamente, clique e participe. Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Site Notícias da Lapa  no (77) 99834-7559.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem