Governo Estadual confirma rompimento de barragem do Quati, no interior da Bahia


O Governo da Bahia confirmou que a barragem Riacho Lagoa Grande, no povoado do Quati, que rompeu na cidade de Pedro Alexandre, no interior do estado, realmente rompeu. O comunicado foi divulgado nesta sexta-feira (12), um dia após o acidente e também depois do governo dizer que a barragem não tinha rompido.
Inicialmente, acreditava-se que tinha ocorrido o transbordamento da água, com rachaduras nas laterais, no entanto, técnicos confirmaram nesta sexta que o rompimento aconteceu.
A água da barragem invadiu as cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, esta segunda foi a mais atingida pela inundação, isto porque fica em uma altitude mais baixa do que o outro município. Cerca de 500 pessoas estão desalojadas.
A fiscalização da barragem é de responsabilidade do governo do estado, segundo informou a Agência Nacional de Águas (ANA). Conforme a ANA a barragem pertence à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a fiscalização cabe ao Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O açude foi construído em 2004 e, em um relatório divulgado em 2016, a barragem foi classificada como “categoria de alto risco”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem