Celebração do encerramento da Romaria 2019 reúne aproximadamente 80 mil pessoas






Aproximadamente 80 mil pessoas participaram nesta terça-feira(6) da procissão e celebração do encerramento da 328ª Romaria do Bom Jesus da Lapa de acordo a Polícia Militar. Com o tema: “Jesus nos Chama a viver e promover a liberdade pelo Direito e a Justiça”. Os fieis acompanharam a imagem do Bom Jesus da Lapa pelas ruas da cidade em uma grande procissão até a praça da Esplanada do Santuário do Bom Jesus da Lapa, onde aconteceu o encerramento do evento com uma celebração.Durante os dez dias de novenário, os fieis refletiram questões importantes, de relevância local, nacional e international, como: o Ano Vocacional, Mês Missionário,

 O Sínodo para a Pan-Amazônia, além retoma a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Políticas Públicas”. “Foi maravilhoso! Não chegamos no início do novenário, mais aproveitamos cada minuto aqui nesse lugar especial, não temos como não sentir essa energia que toma conta da gente. Eu e minha caravana vamos voltar para nossa cidade cheios de alegria, e na certeza que nossa fé se fortaleceu. Esse lugar é único, foi feito pelas mãos de Deus.

 Ano que vem voltaremos com mais força”, disse dona Ana dos Santos, de 57 anos, servidora pública do estado de São Paulo.O evento começou no dia 28 de julho, e durante esse período a cidade recebeu mais de 600 mil pessoas. E conforme o reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, padre João Batista Alves, o público foi constituído por pessoas vindas de todos os estados brasileiros, “com predominância das cidades da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins”.Ainda de acordo o Santuário do Bom Jesus da Lapa, a expectativa é que esse ano a cidade receba mais romeiros que o ano de 2018.As festas religiosas do município, que chegam a receber dois milhões de pessoas por ano, geram emprego, renda e movimentam bastante o setor hoteleiro. 

E esse ano, no dia 27 de agosto os estabelecimentos já estavam todos com 100% de ocupação para o período(relembre aqui).Segundo a Secretaria do Turismo de Bom Jesus da Lapa, a média de turistas na cidade aumentou em 15% nos últimos três anos. 
O turismo religioso é o carro- chefe: representa 70% da renda da capital baiana da fé.E nesse ano a Prefeitura Municipal implementou várias modificações na organização dos festejos urbanos, com proibição de vendedores ambulantes e o trânsito de veículos de tração animal nas ruas e horário restrito para os veículo de carga e descarga no centro da cidade, seguindo as recomendações do Ministério Público Estadual.
Os vendedores ambulantes ganharam um novo espaço chamado de Shopping do Romeiro, próximo ao mercado municipal, todo coberto e com organização própria para facilitar o acesso dos clientes.

Romaria do Bom Jesus da Lapa tem 328 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O evento está inserido no calendário cultural do município e tem se destacado como uma das três principais romarias realizadas no país, junto com a Romaria de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem