Prefeitura diz esperar 1 milhão de pessoas nas ruas nesta terça-feira (6)


Esperando receber um número recorde de participantes – cerca de um milhão de pessoas, para a 328º Romaria do Bom Jesus, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa, localizado a 777 km de Salvador, implementou uma série de ações para melhorar a infraestrutura de recepção dos turistas. Neste domingo (4), uma multidão acompanhou o show do Padre Alessandro Campos, famoso pelas canções religiosas no ritmo sertanejo. O evento vai até esta terça-feira (6), dia do padroeiro.
Na noite de segunda-feira (5), uma multidão acompanhou a missa realizada à céu aberto em frente à gruta em homenagem ao santo. Desde o fim de semana, mais de 20 missas já foram realizada na cidade.
Entre as ações da prefeitura estão a proibição do tráfego de carroças de tração animal na área urbana do município e a fiscalização tem sido constante com o apoio da Polícia Militar e aval do Ministério Público. Além disso, o trânsito ganhou horário especial para veículos de carga e descarga durante a romaria. 

Uma  das novidades desta edição, é o novo camelódromo inaugurado pela Prefeitura da Lapa, com 4 mil metros quadrados e 400 barracas cobertas, o que trouxe mais organização e deixou livres as ruas do centro histórico, que antes eram ocupadas por camelôs. A venda do artesanato local, lembranças e outros produtos é a oportunidade também de gerar emprego e renda no município, através da circulação dos romeiros vindos de diferentes lugares para pagar promessas em agradecimento as graças recebidas. 
De acordo com o prefeito Eures Ribeiro a gestão municipal entendeu que investir na organização da romaria é ampliar o fluxo de turistas e a movimentação econômica da cidade. “Só temos a ganhar. O romeiro que vem e vê a cidade limpa e organizada para recebê-lo volta outras vezes e indica. Por isso, nos últimos anos temos tido um número crescente de visitantes e este ano esperamos bater recorde”, reforça Eures.
Nesta terça-feira é feriado no município. Em homenagem ao Bom Jesus, foi montada uma extensa programação com missa solene pela manhã e uma procissão à tarde pelas ruas da cidade, encerrada com missa campal na Esplanada do Santuário.
A romaria ocorre na terça-feira (6). Ela é a mais antiga do país, com 328 anos de história, e é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Brasil. O evento está inserido no calendário cultural do município e tem se destacado como uma das três principais romarias realizadas no Brasil, junto com a Romaria de Aparecida do Norte, no estado de São Paulo e a Romaria do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no Ceará. *Com informações do G1 e BNews

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem