Secretário de Saúde de Barreiras atende a convocação da Câmara de Vereadores

  
Atendendo a convocação da Câmara de Vereadores, o secretário municipal de Saúde, Anderson Vian, compareceu à Sessão Ordinária desta terça-feira (20), para prestar esclarecimentos sobre as ações e serviços da Secretaria de Saúde, bem como responder os questionamentos dos vereadores, detalhando a aplicação dos recursos da saúde e esclarecimentos a respeito do atendimento ofertado. A Sessão que teve início às 19h30, contou com um grande público no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, além dos moradores da comunidade da Melancia, no Rio Branco, a Sessão também teve a presença de outros munícipes, da subsecretária de saúde Larissa Barbosa, demais secretários do governo, coordenadores e funcionários da Secretaria de Saúde.
A Sessão presidida pelo presidente Eurico Queiroz, teve questionamentos ao secretário de saúde realizados pelo vice-presidente João Felipe, primeiro e segundo secretário Alcione Rodrigues e Hipólito dos Passos, dos vereadores Almery Messias, Antonio Carlos, Bem-Hir Ayres, Cezar da Vila, Graça Melo, Eugênio Fernandes, Gilson Rodrigues, Silma Alves, Nereu Bertoli, Marcos Reis, José Barbosa e Beza.
“O secretário foi convocado com intuito de mostrar à população de forma transparente os serviços ofertados na saúde do nosso município. Sabemos dos avanços, e essa é uma oportunidade para o secretário detalhar tudo que acontece na saúde. Agradecemos a sua prontidão em aceitar a convocação, esse foi o momento para os demais vereadores tirarem suas dúvidas e possivelmente colaborar na qualidade da saúde municipal”, disse Eurico Queiroz. 
Dentre os vários questionamentos, o destaque foi para o atendimento no Hospital Eurico Dutra; cirurgias eletivas; Tratamento Fora Domiciliar (TFD); os novos serviços ofertados pela Unidade Básica Emilly Raquel, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO); marcações de exames; Unidade Móvel; SAMU; os serviços realizados em combate ao mosquito Aedes Aegipty, atendimento no Ceproeste e a construção do CER II, bem como a Atenção Básica do município e a instalação do ponto eletrônico.
Na oportunidade, o secretário Anderson Vian apresentou o relatório detalhado do primeiro quadrimestre 2019 apontando que o Fundo Municipal de Saúde recebe recursos federais, estaduais e principalmente municipal, sendo 44,90% da receita de aplicação através dos recursos próprios do município e 55,10% de recursos vinculados do Sistema Único de Saúde (SUS) que são aplicados diretamente na atenção básica, assistência social e hospitalar, farmacêutica, na vigilância sanitária, epidemiológica, na manutenção de gestão, educação continuada, dentre outros.
Na sua apresentação, o secretário mostrou que a cobertura da atenção básica do município no início de 2017 estava apenas com 39,93% e até o final de 2018 a atenção básica já estava em 63,28%. Esse avanço nos dados, de acordo com o secretário, se deu devido o investimento em novas UBS e USF, bem como a ampliação dos serviços ofertados. “Fico muito feliz em estar nessa Casa mostrando nossas principais conquistas com relação à saúde de Barreiras. A Atenção Básica bem assistida é prioridade da gestão do prefeito Zito Barbosa, e para agregar atendimento de forma igualitária e humanizada, ampliamos os serviços ofertados no Emilly Raquel, que antes atendia cerca de mil crianças e atualmente atende mais de 17 mil pessoas por mês com serviços de odontologia, pediatria, clínico geral, acompanhamento do pré-natal e outros, bem como a inserção do CAPS AD II no município, o CEO, o Centro de Atendimento ao Homem (CEAH) e as cirurgias eletivas já realizadas como de catarata, pediátricas e os mutirões de especialidades”, pontuou.
Nesse primeiro quadrimestre foram realizados uma média de 188.764 procedimentos de urgência e emergência no município. Cerca de 2.889 pessoas receberam apoio no atendimento fora do domicilio com direito à passagens, acompanhamento e hospedagem. O secretário, finalizou sua explanação na Sessão mostrando ainda o planejamento para ampliação dos serviços e avanços na cobertura da saúde básica no município.
“A Prefeitura de Barreiras entregou novas sedes para o serviço do COPIM, Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Atenção Básica, UBS Emilly Raquel, Centro de Atendimento à Mulher (CAM), Farmácia Cidadã que atende uma média de 1.696 pessoas por dia e a implantação do Programa ATENDO que realiza o atendimento domiciliar, atualmente para 37 pessoas, e ainda novas ambulâncias para o atendimento do SAMU. O nosso desafio é concluir a reforma das unidades de saúde e a construção das 11 unidades da Atenção Básica bem como terminar o CER II que irá atender os pacientes que hoje são assistidos pelo Ceproeste”, destacou.  


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem