Assinada a autorização de licitação do Novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa


O novo aeroporto de Bom Jesus da Lapa é uma das obras mais aguardadas pela população da cidade e da região. E nessa segunda(7) foi dado mais um importante passo para garantir a concretização desse plano, que é a assinatura da Autorização de Licitação do Novo Aeroporto da Capital Baiana da Fé, que será publicado nesta terça-feira(8) no Diário Oficial do Estado.
A assinatura  foi realizada em uma reunião na  Secretaria de Infraestrutura da Bahia, SEINFRA, em Salvador,  e contou com a presença do Secretário Marcus Cavalcanti, do prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, da Secretária Municipal de Turismo, Edna Oliveira, do Secretário Municipal de Finanças, Gildásio Junior, do Padre Roque, Superior Vice-Provincial Redentorista da Bahia,  do Deputado Estadual Eduardo Sales, do Deputado Federal  Sergio Brito e do prefeito de Serra do Ramalho, Ítalo Rodrigo, entre outras representações.
O aeroporto ficará localizado em uma nova área patrimonial de 4,5 milhões m². O atual aeródromo, que opera com aviação geral, não tem a possibilidade de receber voos comerciais devido ao envolvimento com a malha urbana. A construção do novo equipamento vai permitir a operação com as aeronaves da aviação regular. A pista de pouso e decolagem terá 1.550m de comprimento por 30m de largura. O investimento é de aproximadamente R$ 20 milhões.
Na região do Velho Chico, Bom Jesus da Lapa se destaca pelo turismo religioso e pela presença de parques solares. A cidade de 69 mil habitantes chega a receber 600 mil romeiros durante a festa de Bom Jesus, entre os meses de julho e agosto. Em relação à energia solar, são 8 empreendimentos em operação comercial para geração de energia elétrica a partir da fonte fotovoltaica. O aeroporto poderá atrair mais turistas e também contribuir para o interesse de novos investimentos em energia renováveis no município.
Tema de vários debates em Bom Jesus da Lapa, a construção do novo aeroporto já é pauta antiga, tantos dos políticos, como da própria população que sente a necessidade do município ter uma nova estrutura aeroviária, considerando que o antigo aeroporto não tem mais condição de atender a realidade local.
O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro,  comemorou a conquista. “Finalmente o edital para licitação do novo aeroporto da nossa cidade. Uma que tarde é histórica para Bom Jesus da Lapa. Uma obra esperada principalmente para o nosso turismo. Já estamos partindo da terceira [maior] romaria  para segunda [maior] romaria do Brasil, e o aeroporto vai dar viabilidade para o turismo religioso crescer muito mais. Esse compromisso foi feito pelo governador aos ‘pés’ do Bom Jesus. E ele está cumprindo essa promessa através da Secretaria de Infraestrutura”.
lapa noticias 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem