Dia do Médico em Barreires



O dia do médico é comemorado no Brasil no dia 18 de outubro de cada ano. Essa data tem origem religiosa, tendo em vista que foi escolhida em homenagem ao dia do nascimento de São Lucas, o protetor dos médicos. São Lucas foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e posteriormente discípulo do apóstolo São Paulo, que em suas epístolas se referia a ele como “colaborador” ou “médico amado”.

Os médicos são os profissionais que cuidam da saúde humana e sua profissão possui uma sobrecarga de importância e responsabilidade, pois são eles que cuidam de vidas e buscam o melhor pelo próximo, por isso não há como pensar no exercício correto e digno da medicina sem amor, sem humanidade. Desse modo é importante citar as palavras de Carl Gustav Jung "Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo."

Aqui releva destacar que em certas situações os médicos trabalham em locais sem a estrutura necessária para garantir o melhor atendimento, mas não deixam de lutar, de buscar amenizar o sofrimento de uma pessoa, ou de salvar uma vida.

As palavras de Esculápio demonstram o grande desafio e prova de amor ao ser humano que estão inseridos na profissão médica:

"Queres ser médico, meu filho? Essa aspiração é digna de uma alma generosa, de um espírito ávido pela ciência. Mas, pensastes no que se transformará tua vida? [...]Pensa bem enquanto há tempo. Mas se, indiferente à fortuna, aos prazeres, à ingratidão; e sabendo que te verás, muitas vezes, só entre feras humanas, ainda tens a alma estóica o bastante para encontrar satisfação no dever cumprido, se te julgas suficientemente recompensado com a felicidade de uma mãe que acaba de dar a luz, com um rosto que sorri porque a dor passou, com a paz de um moribundo que acompanhastes até o final; se anseias conhecer o Homem e penetrar na trágica grandeza de seu destino, então, torna-te médico meu filho."

Sendo assim, pela grandiosa importância que possui os profissionais médicos, é que a câmara de vereadores de Barreiras/BA realizará sessão especial em comemoração ao dia do médico, no dia 16 de outubro deste ano, às 19h30min, no plenário da câmara. Com isso, o Poder Legislativo Municipal de Barreiras/BA, demonstra a importância que confere à saúde, direito básico e extremamente necessário à população.



À todos os médicos, um feliz dia do médico! E mais do que isso, sinceros agradecimentos, por terem escolhido a prática do amor ao próximo no exercício profissional!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem