Profissionais de Saúde participam de capacitação sobre o manejo de pacientes psiquiátricos em emergências


A prefeitura Luís Eduardo Magalhães, através da secretaria de Saúde realizou a capacitação dos médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Básica, das Unidades Básicas de Saúde e SAMU 192, com o objetivo de preparar a equipe para atender casos emergenciais envolvendo pacientes psiquiátricos. Os treinamentos aconteceram entre os dias 07 e 21 de outubro, no Centro Cultural e no Auditório da secretaria de Educação.

A capacitação foi ministrada pelo Dr. Alexandre Rizkalla, médico psiquiatra, que abordou o tema: Manejo do Paciente Psiquiátrico em Emergência. Para o psiquiatra, os conhecimentos adquiridos pelos profissionais da área da saúde que atendem os pacientes psiquiátricos são de extrema importância.

“É imprescindível capacitar nossos colegas da rede básica, pois assim conseguimos dar um atendimento de qualidade para o paciente psiquiátrico desde o primeiro contato, sendo caso de emergência ou ambulatorial”, afirma ainda que “conhecer sobre a saúde mental é primordial para a qualidade de vida e bem-estar do paciente psiquiátrico e da sua família”.

De acordo com o secretário de Saúde, Felipe Melhem, essa implantação dos protocolos de saúde mental faz parte do aperfeiçoamento do serviço prestado à comunidade.

“A gestão municipal tem buscado investir no servidor e na área da saúde é imprescindível ter uma equipe altamente preparada para lidar com situações emergenciais específicas, como é o caso do paciente psiquiátrico. Dessa forma, seguimos confiantes em atender cada vez melhor os nossos munícipes”, declarou Melhem.

A cidade de Luís Eduardo Magalhães está à frente de muitos municípios, pois, dispõe de um ambulatório de emergências psiquiátricas e de prevenção ao suicídio, no Centro Especial de Atendimento à Pessoas com Deficiências, localizado próximo da UPA. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem