Com estiagem, município tem decreto por emergência reconhecido



Mesmo banhada por um dos afluentes do Rio São Francisco, a cidade de Sítio do Mato, na região do Velho Chico, oeste baiano, sofre com estiagem. Por isso, o município teve um decreto de emergência reconhecido pelo Estado. Conforme a Defesa Civil do Estado [Sudec], até esta segunda-feira (9), 204 municípios da Bahia estão com decretos de emergência devido à seca ou estiagem. Segundo dados da prefeitura de Sítio do Mato enviados à Sudec, toda a população de 12,5 mil moradores está afetada pelos prejuízos causados pela falta de chuva.



Segundo decreto, publicado no último sábado (7), a condição de emergência vai vigorar por 180 dias, com início desde 8 de novembro, quando a medida foi tomada pelo prefeito Alfredo de Oliveira Magalhães Júnior, o Alfredinho. Com o decreto, o município pode contratar, sem necessidade de licitação, serviços necessários para minimizar os prejuízos causados.



Ainda segundo a Defesa Civil do Estado, a população afetada em toda a Bahia por seca e estiagem chega a quase 4,8 milhões de pessoas, o que equivale a 32,2% da população do estado, conforme último censo do IBGE. Apesar de causar prejuízos às populações atingidas, a estiagem é um estágio da seca.



Enquanto na estiagem, o município passa um período [de abril a julho] sem chuvas, na seca, a cidade sofre por dois períodos [de abril a julho e de novembro a fevereiro], ou mais, sem precipitações.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem