Forças de Segurança apresentam estratégias de trabalho para os cinco dias da festa


Para muitos, o carnaval é a melhor época do ano, e para essa festa ter alegria plena nos dias da folia vários “protagonistas” entram em ação para garantir a segurança do maior carnaval do interior da Bahia. Na manhã dessa sexta-feira (14) a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, realizou a integração das forças de segurança pública que atuam no município para apresentar as estratégias e os últimos ajustes para o Barreiras Folia 2020.
O encontro aconteceu no auditório da Prefeitura no Centro Empresarial de Barreiras e contou com a presença da Chefe de gabinete, Marileide Carvalho, dos promotores públicos, André Fetal, Eduardo Bittercut e Artur Rios, do subcomandante do Comando de Policiamento Regional Oeste - CPRO, Ten Cel Camilo Uzêda, comandante do 17º Grupamento de Bombeiros Militar, Ten. Cel. Lusquinhos, secretário municipal de segurança cidadã e trânsito, Junior Sampaio, Delegado Regional, Rivaldo Luz, comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, representantes do Conselho Tutelar, Juizado de Menores, secretarias de saúde, assistência social, transporte e meio ambiente, bem como militares, representantes dos blocos carnavalescos e os integrantes da Comissão Geral do Carnaval.
“Essa é a nossa terceira reunião para ajustar os detalhes na área de segurança no maior carnaval do interior da Bahia, dessa vez, convidamos também os representantes dos blocos para conhecer como será a estrutura adotada para 2020. Agradeço a pronta parceria da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e integração do Ministério Público, bem como dos demais agentes de segurança que atuarão no Barreiras Folia garantindo que o nosso carnaval continuem sendo o mais seguro para toda população e foliões de modo geral”, destacou Junior Sampaio.
A polícia militar irá atuar nos circuitos Agnaldo Pereira, Zé de Hermes e Rio de Ondas com mais de 780 homens nas ações de patrulhamento e policiamento fixo, com apoio de elevados e dos efetivos das 83ª, 84ª, 85ª e 86ª Companhias Independentes de Policiamento, também dos efetivos que atuam no Colégio Militar, Rodoviária Estadual e da Rondesp/Oeste que este ano também traz o policiamento realizado com auxílio de drones na atuação e fiscalização.
“Hoje é um dia importante para nossa estratégia de trabalho quando compartilhamos a estrutura e o plano de segurança elaborada pela Polícia Militar. Contaremos além das Companhias de Barreiras, com o apoio de outras Companhias da Região e de setores importantes para que a festa seja novamente positiva, e que transcorra em paz e com toda segurança”, pontuou o subcomandante Uzêda.
Para que a festa se consagre novamente como uma das mais seguranças da Bahia, o 17° Grupamento de Bombeiros Militares trará o apoio de mais 30 bombeiros por dia, também será realizada fiscalização em bares e camarotes para atestar a segurança das instalações e minimizar os riscos de incêndios, como também no seguimento nos trabalhos de patrulhamento, remoção de acidentados, combate aos incêndios e envio de guarda-vidas aos pontos mais movimentados do Rio de Ondas, em especial no Balneário Três Bocas.
A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito atuará com um efetivo diário de 60 Guardas Civis Municipais e terá o auxílio de mais 250 homens contratados. Já a Coordenação Municipal de Trânsito (COOTRANS) atuarão na organização do trânsito durante os cinco dias de folia. Como em 2019, o Barreiras Folia será monitorado por câmaras com emprego de mais de 500 pessoas trabalhando diariamente, e será realizado a revista em todos os foliões nos Circuitos Agnaldo Pereira e Zé de Hermes nos portais de acesso da festa.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem