Pré-candidato a prefeito de Salvador, Juca diz que carnaval de SP é o 'maior do Brasil'




Pré-candidato a prefeito de Salvador, o ex-ministro Juca Ferreira (PT) rasgou elogios ao Carnaval de São Paulo e disse que é o "maior do Brasil". No ano passado, o prefeito ACM Neto (DEM) ironizou o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), por causa da festa momesca .

Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo neste domingo (16), Juca conta que a melhora no carnaval da capital paulista aconteceu após ele assumir a Secretaria de Cultura na gestão de Fernando Haddad (PT). No texto, que é assinado conjuntamente com o pesquisador Guilherme Varella, o ex-ministro critica a burocratização que havia.

"A exigência de inúmeros documentos, alvarás e licenças tornavam impeditivos os desfiles. A repressão das forças de segurança terminava de limar a festa dos que resistiam. Impulsionados pelos blocos e pela decisão do então prefeito Fernando Haddad (PT), o que fizemos, a partir de 2013, foi implementar uma política pública para o Carnaval de rua paulistano que tinha na dimensão cultural o vetor de orientação de todo o planejamento público. A premissa era o reconhecimento dos blocos e demais expressões carnavalescas como essenciais para a cultura paulistana e a consequente valorização destas manifestações", escreveu Juca.

Segundo ele, na sua gestão, São Paulo assumiu seu "éthos momesco". "Para isso, sem dúvida, a política pública do Carnaval de rua deu contribuição fundamental. O avanço foi sensível em direção à conquista do direito à folia. As notícias do dia confirmam aquilo que prenunciávamos em 2013: não apenas existe Carnaval de rua em São Paulo, como ele é o maior do Brasil", acrescentou. 

Nenhum comentário