Um lugar em que a paz é dourada e voar é uma opção possível





O amanhecer em Costa Dourada forma um espetáculo de luz que justifica do nome do lugar. As falésias, paredões de terra com até 15 metros, com tom dourado, refletem os primeiros raios do sol que, ao encontrarem a água, pintam a paisagem de uma luz dourada fascinante. Por lá, tudo parece acompanhar o ritmo das ondas do mar. No horizonte, os barcos pesqueiros dividem a cena com o céu e o mar.


Localizada na Costa das Baleias, no limite entre o Extremo Sul da Bahia e o Espírito Santo, está situada em Mucuri, ao lado da praia capixaba de Itaúnas, famosa pelos festivais de forró pé-de-serra. O passeio até lá pode começar pelo distrito de 31 de Março, e seguir por uma estrada de terra de 40 quilômetros. Quem prefere a água, pode atravessar a Foz do Rio Mucuri de lancha, barco, canoa.


Algumas das praias da Costa Dourada são quase intocadas, protegidas pelos cinturões verdes, ora formado por vegetação nativa e suas frutas tropicais, ora por florestas de eucalipto, que alimentam a indústria de papel e celulose na região. Quem faz questão de paz e calmaria, vai encontrar ali seu refúgio preferido. É um destino interessante para os apreciadores de ecoturismo e turismo de aventura. A infraestrutura e simples, com algumas barracas de praia, restaurantes e pousadas.


As caminhadas a beira-mar revelam a beleza de pequenos rios e do manguezal. No alto das falésias, a vegetação predominante é a restinga, no nível do mar, o colorido dos recifes atraem os olhos, e neles, quando a maré baixa, formam-se piscinas de água transparente. Toda o ecossistema local está protegido pela Área de Proteção Ambiental Municipal Costa Dourada.


Quem já foi recomenda o voo de parapente, partindo das falésias, e o banho de mar de água morna. Entre os comentários dos turistas, o que mais se repete é: “paradisíaco, lugar de paz”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem