Cidade baiana mais pobre do Brasil adota medidas de isolamento e já teve casos suspeitos de Covid-19


Distante a aproximadamente 370 km de Salvador, Novo Triunfo ocupa uma triste colocação. O município localizado no norte da Bahia é o de menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil, segundo o último levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2017. Se isso não bastasse, a cidade com pouco mais de 15 mil habitantes teve que se readaptar por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).
O comércio na cidade foi fechado e apenas estabelecimentos que vendem insumos básicos como supermercados, farmácias, padarias e postos de gasolina estão abertos. A tradicional feira que acontece toda quarta foi suspensa por tempo indeterminado. Os acessos não foram bloqueados, mas quem chega de outro município que tenha casos confirmados é monitorado.
A maior preocupação é com as pessoas que saíram para buscar uma vida melhor nas regiões Sul e Sudeste do país. Nos últimos dias já tiveram dois casos suspeitos, mas que os resultados deram negativos.
“A preocupação é com o pessoal que vem de fora. Tem muita gente do município que mora em São Paulo e Minas Gerais e como lá está tudo parado, o pessoal vem pra cá”, contou ao Varela Notícias o secretário de Saúde de Novo Triunfo, Gislonaldo da Silva.


Ao todo, os moradores dispõem de cinco unidades de saúde, sendo três na zona rural e outras duas na cidade, porém nenhuma delas tem leitos de UTI e se algum caso de Covid-19 for confirmado, é necessário levar o paciente até a capital.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem