‘Muito produtivo’, diz Rui Costa sobre encontro virtual com Nelson Teich


Junto aos demais gestores dos nove estados do Nordeste, o governador Rui Costa (PT) afirmou, no final da noite desta segunda-feira (20), que foi produtiva a reunião com o ministro da Saúde, Nelson Teich – empossado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na última sexta-feira (17).
Entre outras pautas acerca do enfrentamento da crise sanitária causada pelo novo coronavírus, segundo Rui, a demanda dos testes rápidos foi um dos pontos debatidos no encontro virtual que aconteceu na tarde de hoje.
“A reunião foi longa e muito produtiva, gostei bastante. Refinamos estratégias e medidas a serem adotadas para salvar vidas humanas”. Teich solicitou que os governadores formulem os dados, por escrito, e enviem ao ministério.
O gestor baiano disse ainda que já há, para a próxima quinta-feira (23), novo encontro agendado com o Nelson. “O ministro, em seu primeiro dia útil de trabalho, dedicou esse tempo aos governadores do Nordeste, fez questão de ouvir os relatos de todos, e se dispôs a, de dois em dois, ou três em três dias, manter esse contato”, disse, durante live em seu perfil no Instagram.
Na Bahia, o novo coronavírus já matou 47 pessoas. Os infectados somam 1.377 casos – destes, 60% estão concentrados em Salvador. O que motivou uma reunião entre Rui Costa e o prefeito ACM Neto, na manhã de hoje.
Estado e município
Governo e prefeitura viabilizam novo decreto para tentar conter a disseminação da Covid-19 na capital. “Traçamos uma estratégia para refinar a curva sucessória do vírus, para entender a cadeia”, comenta.
Segundo Rui, a nova determinação visa obrigar a adesão das pessoas às máscaras. “Estamos comprando [máscaras], mas isso não impede você de fabricar e estilizar a sua própria. O importante é proteger a você e à sua família”, salienta ao público, ao frisar que a maioria dos casos mais graves também estão na capital.
Amanhã, por volta das 11h, Rui Costa se reúne virtualmente com prefeitos de 11 cidades do sul baiano, incluindo Ilhéus e Itabuna. “Temos 77 municípios com o vírus ativo, ou seja, onde tem menos de 14 dias em que foi identificado. Outras 18 cidades já têm mais de duas semanas sem casos confirmados”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem