Deputado bolsonarista propõe que Rio de Janeiro volte a ser capital do Brasil

Deputado bolsonarista propõe que Rio de Janeiro volte a ser capital do Brasil

 29 de Julho de 2020 às 07h31 -  Por: Redação PNotícias  Foto: Vinicius Loures // Câmara dos Deputados
[Deputado bolsonarista propõe que Rio de Janeiro volte a ser capital do Brasil ]

Deputado defende que Brasil tenha duas capitais
O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para que o Rio de Janeiro voltasse a ser a capital do Brasil para por fim na decadência econômica e na criminalidade do estado. Ele defende que o Brasil deveria ter duas capitais, fazendo Brasília dividir status com o RJ.  
No texto da PEC, o deputado diz que "é inconteste que o Rio de Janeiro é mais Capital que Brasília" por abrigar "as bases de instituições federais e ministérios" e a maior quantidade de servidores federais do país.
O deputado teve como inspiração Bonn, a ex-capital da Alemanha, que atualmente é cidade federal, sede de seis ministérios; Rússia, onde São Petersburgo é a segunda capital; África do Sul, que tem três capitais (Pretória, Cidade do Cabo e Bloemfontein); China, onde Pequim é a "capital do norte" e Nanquim a "capital do sul" e a Coreia do Sul, representada por Seul e Sejong.
Silveira acredita que essa alternativa, além de ajudar o RJ, também resolveria o problema de isolamento dos políticos em Brasília. "Capitais distantes da população reduzem a prestação de contas", diz Silveira. Deputado também se mostra otimista em relação ao RJ, que, segundo ele, passaria de “problema à solução, vitrine da recuperação do Brasil”.
Vale lembrar que Daniel Silveira é um dos deputados investigados no inquérito das fake news do Supremo Tribunal Federal (STF).

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem