Prefeitura de Barreiras leva energia elétrica à comunidade de Palmeira, no Rio Branco

Assistir televisão, beber água gelada ou tomar banho quente parecia um sonho distante para as 32 famílias, da comunidade de Palmeira, a cerca de 40 km da sede do município de Barreiras. Agora, a Prefeitura mudará essa realidade com a implantação já iniciada da rede de energia elétrica. Nesta etapa, as equipes se concentram na instalação de postes e lançamento de cabos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, serão instalados mais de 13 mil metros de ramal de média tensão e aproximadamente 2.300 metros de ramal de alta tensão, além de 17 transformadores. “A obra está se encaminhando em um ritmo muito bom, se não houver atrasos na chegada de material por conta da pandemia, em breve os moradores poderão solicitar da concessionária de energia, a ligação da luz em suas residências”, explicou o secretário João Sá Teles.
Há três meses sem se deslocar à zona urbana, o morador Valdemar dos Santos vê com alívio o fim da espera de 60 anos pela instalação da rede de energia. “A primeira coisa que desejo fazer é comprar uma geladeira, tem mais de três meses que não vejo televisão, não consigo ver o que está acontecendo no país. Ainda assim, aqui criei meus sete filhos junto com a minha mulher e é onde gosto de viver”, disse.
Assim como o pequeno produtor Valdemar, a localidade é formada por trabalhadores rurais e propriedades onde a agricultura familiar se desenvolve para subsistência. O vereador Otoniel Teixeira, que mantém visitação e diálogo permanente com os moradores, tem acompanhado a obra de perto.
“Tive a satisfação de indicar essa obra ao Executivo, estão todos ansiosos pela conclusão dos trabalhos da Prefeitura de Barreiras. Tivemos aqui moradores que faleceram com quase 100 anos e não puderam ver a energia elétrica instalada, outros já estão na casa dos 90 anos e não acreditavam que isso seria possível. Muitas vezes, o que é feito na zona rural não tem a mesma visibilidade das obras na cidade, hoje estamos vendo de perto a valorização das famílias do campo com iniciativas deste tipo”, avaliou o representante do legislativo.
Segundo Júlio Cerqueira, presidente da associação dos pequenos produtores de Palmeira, a administração pública tem ajudado a trazer mais inclusão e qualidade de vida às famílias. “Nossa alegria não tem nem explicação, é uma coisa maravilhosa, não só com a energia elétrica, mas com as melhorias na estrada e na regularidade do transporte escolar. No período de aulas, temos transporte nos dois turnos sem dificuldades, o que não aconteceu em outras gestões”, concluiu.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem