SAC realiza atendimento por videochamada para serviços do Planserv e Suprev

 SAC realiza atendimento por videochamada para serviços do Planserv e Suprev

SAC realiza atendimento por videochamada para serviços do Planserv e Suprev
Foto: Reprodução / GOV BA


Como mais uma medida para evitar a disseminação pelo novo coronavírus, desde a última quinta-feira (20), a Rede SAC passou a realizar atendimento por videoconferência para serviços da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev) e do Planserv. Inicialmente, dois serviços de cada órgão serão feitos nessa modalidade.

 

No caso da Suprev, as videochamadas são dedicadas às solicitações de isenção de imposto de renda e aos pedidos de pensão por morte. O primeiro se aplica a servidores aposentados portadores e pensionistas de doença grave. Já o segundo é um benefício previdenciário destinado a dependentes de servidores que faleceram como viúvas, companheiros ou filhos. Técnicos da Suprev realizaram análises do fluxo desses serviços e detectaram que a maioria das pessoas que solicita atendimento está dentro do grupo de risco, por ter idade acima de 60 anos ou por outros fatores. Antes da pandemia, esses serviços eram prestados de forma presencial no Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev), unidade de serviços da Suprev, que funciona nos postos da Rede SAC.

 

Quanto ao Planserv, os serviços prestados por videochamada são de solicitação de isenção de coparticipação e solicitação de isenção de biometria. Enquanto o primeiro é para beneficiários que fazem tratamento de doenças crônicas, como diabetes, câncer, insuficiência renal, doenças respiratórias e cardiovasculares, o segundo é indicado àqueles que, por motivo de saúde, não conseguem ter a captura da sua biometria no momento do atendimento nos prestadores de saúde credenciados. Ambos os serviços também eram solicitados presencialmente nos postos da Rede SAC.

 

Com isso, a nova modalidade de atendimento vai prestar os serviços sem submeter os servidores e seus dependentes a qualquer risco de contaminação por Covid-19. A medida visa preservar a saúde daqueles que estão dentro dos grupos de risco da doença, além de fornecer um atendimento de forma fácil, com toda comodidade e conforto para os requerentes. 

 

Para receberem o atendimento por chamada de vídeo, os servidores precisarão de um computador ou celular com acesso à internet. A partir daí, o primeiro passo é acessar o SAC Digital, plataforma de serviços eletrônicos do Estado na web. Os serviços da Suprev estão disponíveis lá por intermédio do Ceprev, podendo ser localizados pelos nomes "Solicitar Pensão Por Morte - Atendimento por Videochamada" e " Solicitar Isenção Imposto de Renda (Aposentado e Pensionista) - Atendimento por Vídeo chamada". Já os serviços do Planserv disponíveis no SAC Digital podem ser encontrados com os nomes: "Solicitar isenção de fator moderador (coparticipação) por videochamada" e "Solicitar isenção de biometria por videochamada". 

 

Depois de localizar o serviço desejado, basta o servidor escolher uma data disponível e agendar o dia e o horário de sua preferência. O SAC envia a confirmação do agendamento pelo e-mail fornecido ou por mensagem de texto para o celular (SMS). Junto com a confirmação, também é enviado um link para a videochamada, então, no dia e horário marcados, o servidor deverá apenas clicar no link para iniciar o atendimento.

 

Os requisitantes serão atendidos diretamente por um servidor do Planserv ou da Suprev, capacitados para prestar o serviço. “Nós prestaremos um serviço direcionado ao público, que é composto, em sua maioria, por pessoas com mais de 60 anos. Será de fácil acesso e com toda segurança. A ideia é oferecer um atendimento personalizado, através de vídeo, mas sem os riscos gerados a partir do atendimento presencial, neste momento de pandemia”, destacou Sílvia Machado, coordenadora de Controle de Benefícios da Previdência Estadual. 

 

Além disso, o atendimento por chamada de vídeo poderá ser ampliado de acordo com o êxito na primeira fase de funcionamento. “Temos planos de ampliar para outros serviços, oferecendo mais comodidade e segurança para nossos usuários”, disse Nilza Rios, diretoria de Operações e Serviços do SAC. De acordo com ela, a equipe vai avaliar o funcionamento para depois planejar uma futura ampliação do número de serviços nessa modalidade.

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