Ataque hacker teria causado morte em hospital na Alemanha

 Ataque hacker teria causado morte em hospital na Alemanha

Um hospital na região de Düsseldorf, na Alemanha, foi vítima de um grave ataque de ransomware deferido por hackers na última quinta-feira (10) que pode ter causado a morte de uma pessoa. Autoridades locais estão investigando se a invasão aos servidores da instituição está diretamente ligada ao falecimento de uma mulher que não foi capaz de receber atendimento.

Segundo a Associated Press, tudo começou com o sequestro de diversos servidores do Heinrich Heine University, que teve o sistema interno totalmente criptografado, ficando indisponível para uso. Segundo uma nota de resgate enviada pelos responsáveis, o acesso só seria liberado mediante pagamento, medida que não é recomendada por especialistas.

Por causa da situação, o hospital ficou incapacitado de admitir novos pacientes em situação de emergência. Uma mulher ferida que precisaria de atendimento no local foi direcionada para outra unidade de atendimento (em Wuppertal, a mais de 30 km de distância) e não resistiu aos ferimentos durante o trajeto.

Investigação em andamento

Aparentemente, o alvo do ataque era a universidade responsável pelo hospital — e a chave de acesso foi fornecida depois que o responsável pelo golpe foi contatado. 

A polícia agora vai atrás dos responsáveis pelo ataque, já que a acusação vai muito além dos crimes virtuais e pode envolver homicídio por negligência. Ainda não há uma confirmação oficial sobre a relação entre o sequestro de servidores e o falecimento da paciente, mas essa é a hipótese mais provável até o momento.

Essa não é a primeira vez que um ransomware dificulta o atendimento em hospitais: esses foram alguns dos alvos do WannaCry, o golpe que marcou o mundo da cibersegurança em 2017.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem