Wilson Witzel criou esquema de “rachadinha” na Saúde do Rio, diz PGR

Wilson Witzel criou esquema de “rachadinha” na Saúde do Rio, diz PGR

Foto: Agência Brasil

Indícios de um novo crime de desvio de dinheiro público na área de Saúde do Rio de Janeiro, durante o governo de Wilson Witzel (PSC), vieram à tona. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), um esquema de “rachadinha” teria sido instalado no Fundo Estadual de Saúde de sete prefeituras do estado. A informação é do jornal O Globo.

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou uma segunda denúncia de desvio de dinheiro público e afirma que Witzel comandava o esquema. Apontado como operador financeiro, o empresário Edson Torres contou como o esquema funcionava durante depoimento.

O depoimento do delator aponta que a Secretaria Estadual de Saúde planejou transferir R$ 600 milhões aos fundos municipais. Cada cidade recebia uma quantia proporcional ao seu tamanho, o que nem sempre ocorria. Torres afirma que a ideia era superfaturar obras para que o lucro fosse repassado ao núcleo comandado pelo Pastor Everaldo.

“O valor era recolhido junto aos prefeitos, ou a quem eles indicavam, por Pedro Osório, que entregava o dinheiro para o Edson Torres ou para Pastor Everaldo. Além destes municípios, também foram recolhidos valores nas cidades de Magé, Saquarema e São Gonçalo. Nesses três municípios, o recolhimento foi feito por pessoa de nome Leandro Pinto Coccaro, empresário na área de medicamentos”, afirmou o empresário.

Witzel é citado na delação de Edmar Santos. O governador afastado teria indicado outro município para receber repasses do Fundo Estadual de Saúde. A cidade escolhida teria sido Duque de Caxias, por conta da proximidade que Witzel tem com o prefeito Washington Reis.



Fonte: PoliticaAoVivo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem