Artista baiano Felipe Rezende é selecionado para residência internacional pelo 7º Prêmio EDP nas Artes, realizado em parceria com Instituto Tomie Ohtake

 




Foto: Felipe Rezende

m a obra da série "Ladeira da Ponte", Felipe Rezende teve o trabalho selecionado entre os 456 inscritos pelo Brasil. Exposição ocorre entre os dias 17/10 e 10/01 de 2021

Com todos os protocolos de segurança para a proteção dos visitantes, o Instituto Tomie Ohtake e a EDP Brasil, com o apoio do Instituto EDP, apresentam a exposição dos 10 artistas selecionados do 7º Prêmio EDP nas Artes. A também edição escolheu três artistas para realizar residências internacionais: o baiano Felipe Rezende, de Salvador; Érica Storer de Araújo, Curitiba - PR; Talles Lopes, Anápolis - GO. Ao todo, o prêmio teve entre os 456 inscritos, provenientes de 21 Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Além dos três artistas premiados com residências internacionais, o público pode conhecer as obras de Arivanio Alves, Quixelô - CE; Davi de Jesus do Nascimento, Pirapora - MG; Gu da Cei, Ceilândia - DF; Hariel Revignet, Goiânia - GO; Luana Vitra, Contagem - MG; Uýra, indígena residente em Manaus - AM e Yná Kabe Rodríguez, Brasília - DF. Para acessar as imagens das obras, acesse o link. A exposição pode ser visitada de sexta a domingo das 12h às 17h, seguindo todos os protocolos de segurança.

Felipe Rezende é formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha sobretudo com o desenho e suas possibilidades expansivas, constituindo um encontro com o cotidiano e elementos nele contidos. O labor e as deambulações, o entorno e seus restos, as pequenas histórias e os casos de dimensão pública servem de material para construção de narrativas visuais num liame entre ficção e realidade.

Do total de inscrições, foram pré-selecionados 20 nomes, mediante análise de portfólio, desempenhada por um júri composto pelos artistas Arthur Chaves, Dora Longo Bahia e Elilson e pelos curadores Amanda Carneiro e Theo Monteiro. Após entrevistas individuais por vídeo-chamada, definiu-se a lista dos 10 selecionados. O grupo recebeu acompanhamento personalizado da equipe de jurados para o processo de realização das respectivas obras. Este acompanhamento, oportunidade rara para jovens artistas, implementa os critérios para a escolha dos três premiados.

Voltado para estimular a produção artística contemporânea, o Prêmio EDP nas Artes é dedicado a jovens artistas de todo o Brasil, nascidos ou residentes no país há pelo menos dois anos, com idade entre 18 e 29 anos. A iniciativa, além da premiação, contempla uma série de atividades ao longo do ano, como cursos, palestras, lives e workshops nas diversas regiões brasileiras.

Na edição anterior, em 2018, os três premiados com residências artísticas internacionais foram Marie Carangi (Recife - PE, 1989); Elilson (Recife - PE, 1991) e Iagor João Barbosa Peres (Rio De Janeiro - RJ, 1995).

Sobre o IEDP

Desde que foi fundado em 2009, o Instituto EDP investiu mais de R﹩ 100 milhões em projetos socioculturais, que beneficiaram cerca de três milhões de pessoas, em cerca de 400 programas espalhados por todo o País. Somente em 2019, iniciativas apoiadas pela organização favoreceram 82 mil moradores das comunidades do entorno das áreas de atuação da Companhia. O Instituto EDP tem como responsabilidade estruturar os investimentos e as iniciativas sociais da EDP em frentes ligadas à valorização da Língua Portuguesa, à educação, ao desenvolvimento local com geração de renda, ao empreendedorismo e ao voluntariado, por meio do esporte, cultura e saúde.

Sobre Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em 28 de novembro de 2001, o Instituto Tomie Ohtake tornou-se uma referência no circuito das artes visuais pela qualidade de sua programação. Além de realizar mostras nacionais e internacionais de artes plásticas, arquitetura e design, promove prêmios nestas três áreas, além da educação. Desenvolve ainda amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte e um inédito programa de acessibilidade voltado a públicos que não têm garantidos seus direitos sociais.

7º Prêmio Energias na Arte
Instituto Tomie Ohtake

7º Prêmio EDP nas Artes
De 17 de outubro a 10 de janeiro de 2021
Sexta a domingo, das 12h às 17h - grátis
Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88) - Pinheiros SP
Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 - amarela
Fone: 11 2245 1900

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem